Colégio Marista Santa Maria promove encontro entre candidatos e comunidade escolar - Diário de Santa Maria

Eleições 201621/09/2016 | 17h47Atualizada em 21/09/2016 | 17h47

Colégio Marista Santa Maria promove encontro entre candidatos e comunidade escolar

Painel tratou de temas como educação, saúde e segurança na manhã desta quarta-feira

Colégio Marista Santa Maria promove encontro entre candidatos e comunidade escolar Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

Um painel organizado pelo Colégio Marista Santa Maria reuniu prefeituráveis, alunos e comunidade escolar na manhã desta quarta-feira. O encontro abordou, sobretudo, educação, saúde e segurança. Esses foram os temas contidos nas três perguntas elaboradas pelos os alunos dos Anos Finais e do Ensino Médio para que os candidatos respondessem durante dois minutos.

O perfil dos 8 candidatos a prefeito de Santa Maria 

Também foi concedido cinco minutos para apresentação, e três minutos para as considerações finais.  A manifestação dos obedeceu a ordem de sorteio. 

Ainda que o clima fosse amistoso na maior parte do tempo, algumas falas foram carregadas de ironia e críticas ao plano de governo dos adversários. Com frequência, frases conceituais acerca do cargo de prefeito e ditados populares eram usados na articulação dos participantes. 

A condução do painel foi feita pelo professor Edemir João Dal Bem. Ao final das atividades Dal Bem reiterou o objetivo do debate, a importância da consciência crítica, do conhecimento político e ressaltou: "A cidade é nossa, não do prefeito".

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

 Confira os destaques de cada candidato e as respostas durante o painel:

Educação – Qual  a proposta para equiparar a qualidade de ensino das escolas públicas às escolas particulares em Santa Maria? 
Saúde – Além da prevenção e da humanização do atendimento, como  operacionalizar, principalmente,  à população mais pobre meios de acesso informatizados para o agendamento?
Segurança – Quais as propostas viáveis a curto e longo prazo para combater as causas e não apenas as consequências dos crimes em Santa Maria?

Quanto cada candidato arrecadou até agora para as campanhas eleitorais em Santa Maria

– Werner Rempel (PPL) 
Educação – Investir principalmente nas escolas de educação infantil, garantir quadro de professores concursados permanente, com salário adequando, pagando o piso salarial os professores. Saúde – É preciso inverter a lógica, agendamento é secundário. Aumentará as ESFs, criar uma Fundação de Saúde, garantir consultas dr qualidade, com no mínimo 15 minutos de atendimento.
Segurança  Refuta o armamento da Guarda Municipal. É preciso a presença efetiva do Gabinete de Gestão Integrada, projetos sociais para a ocupação dos jovens, iluminação pública e videomonitoramento na cidade.

– Jader Maretoli (SD)
Educação –  Mudar a cultura da gestão. Melhorar a estrutura que está sucateada, garantir o piso salarial  e fortalecer a formação dos professores, propor escola em turno integral. Saúde – Atendimento por parte de todos os profissionais de saúde, investir na prevenção e em mais agentes de saúde, garantir postos de saúde 24h, reduzir secretaria e CC's para investir em saúde.
Segurança  Entender a origem da criminalidade associada ao uso de drogas e desemprego dos jovens,  integrar as forças de segurança, investir em monitoramento nos bairros, criar a Secretaria de Segurança.

Marcelo Bisogno
Educação – Buscar mais recursos para educação, reestrututar o básico investir em segurança com o DMT e Guarda Municipal perto das instituições e disponibilizar escola em tempo integral. Saúde – Recuperar as 16 ESFs, garantir remédio aos usuários, valorizar todos os profissionais da saúde e promover a abertura do Hospital Regional e para que seja público. Segurança  Investir em educação para reduzir a criminalidade, recuperar praças, locais como o Clube Guarani,  levar de lazer e cultura aos bairros, criar um espaço de lazer na Estação da Gare.

Como deve ser a propaganda eleitoral na TV nos últimos dias da campanha 

Alcir Martins
Educação – Compreender a escola além dos muros, combatendo a desigualdade. Propor autonomia pedagógica, aproximando a escola e cidade e garantir o piso salarial dos professores. Saúde – Repensar a gestão, pois saúde é prevenção e não combate. Investir nas ESFs, contruir a saúde por meio de concurso público, promover abertura do Hospital Regional. Segurança – Promover a segurança com cidadania, já o país tem a polícia que mais mata e morre, que  hipótese repressora faliu e há uma criminalização da pobreza. É preciso que as pessoas ocupem complexos culturais e espaços de lazer nos bairros.

Jorge Pozzobom
Educação – Cuidar do ambiente escolar, incluindo praças e quadras, criar um centro de bem-estar para os professores, contratando, inclusive, fonoaudiólogos, fazer reparos estruturais. Saúde – Criar o Mutirão Fila Zero, contratar mais profissionais da saúde, propor emenda para mais recursos à saúde municipal para depois trabalhar com o tele-agendamento. Segurança – Desconsidera a criação de um Secretaria de Segurança, devido ao baixo orçamento que a cidade tem. É preciso o policiamento preventivo e projetos sociais que incluam, sobretudo, o público jovem.

Valdeci Oliveira
Educação – Combater o Estado Mínimo na educação. Propor autonomia pedagógica, administrativa e financeira, propor turno integral gradual. Saúde –Chegar a 32 ESFs, retomar o papel da casa da saúde, contratar mais profissionais da saúde, atuar para abertura do Hospital Regional, dar condições para o agendamento e avaliar a criação de uma fundação de Saúde. Segurança  Investir em iluminação pública, recuperação de praças e áreas de esporte e lazer, ter foco na prevenção com policiamento comunitário, câmeras de videomonitoramento e com um Centro Integrado de Polícia.

Perfil do eleitor em nada se parece com o dos candidatos em Santa Maria

Fabiano Pereira
Educação – É preciso organizar o sistema, ter uniforme de verão e inverno na rede pública garantindo igualdade, reformas estruturais e aperfeiçoamento dos professores. Saúde –Investir em obras e postos de saúde até as 22h, criar uma central de diagnóstico, criar UTI na Casa de Saúde, promover abertura do Hospital Regional Segurança  Criar a Secretaria de Segurança, equipar a Guarda Municipal, trabalhar integrando as polícias e o Exército, comprar horas extras para os policiais cortando CC's, garantir policiamento ostensivo, trabalhar no combate de drogas.

Paulo Weller
Educação – Garantir a infraestrutura das creches, promover reuniões pedagógicas com demandas objetivas, valorizar o professor e garantir o piso salarial dos professores. Saúde – Equipar os postos de saúde, investir, principalmente, em nos casos de baixa complexidade, rever o contrato da casa de saúde rompendo com a iniciativa privada, defender saúde pública e gratuita.
Segurança  A insegurança precisa ser entendida como reflexo de uma crise social e presença da miséria.  é Preciso garantir acesso aos espaços públicos, sobretudo, o Farrezão, garantir empregos e  IPTU progressivo.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCâmara cria comissão para investigar denúncia contra Farret https://t.co/KFZOAHtsEH https://t.co/jFt6tu3GSjhá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltante esfaqueia taxista e é preso em Santa Maria https://t.co/3fwdKZFDrJ https://t.co/AMauaJdQmAhá 20 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros