Candidatos à prefeitura de Santa Maria prometem abrir o Hospital Regional, mas pouco podem fazer  - Diário de Santa Maria

Eleições 201606/09/2016 | 06h32Atualizada em 06/09/2016 | 06h32

Candidatos à prefeitura de Santa Maria prometem abrir o Hospital Regional, mas pouco podem fazer 

Prefeituráveis dizem que vão abrir, mas a decisão é do Estado 

Candidatos à prefeitura de Santa Maria prometem abrir o Hospital Regional, mas pouco podem fazer  Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Mais de seis anos após o início da construção do Hospital Regional de Santa Maria, em 23 de março de 2010, a abertura do complexo volta a figurar entre as promessas dos candidatos. Volta, porque o hospital já foi bandeira nas últimas duas eleições: em 2012, para prefeito, e em 2014, para governador e deputados estadual e federal. 

Anúncio de quem vai administrar o hospital regional fica para maio

Promessa porque o complexo, de 21,6 mil metros quadrados e que custou mais de R$ 45 milhões, pertence ao governo do Estado e é a ele que compete definir como será equipado e quem fará a gestão. Apesar de o destino não depender de um ato do prefeito, o fato é que desde que a campanha eleitoral começou, em 26 de agosto, cinco dos oito candidatos já disseram em alto e bom som, nas ondas do rádio, no horário eleitoral gratuito na TV ou em entrevistas à imprensa que vão "abrir o Hospital Regional". 

Nova data para entrega da obra do hospital regional em Santa Maria é março

A proposta também consta, de forma genérica ou específica –, nas propostas de governo de três prefeituráveis. Mesmo sendo o administrador da cidade sede do hospital, a atuação do prefeito de Santa Maria, atual ou futuro, sobre a abertura dele se limitaria à articulação política e à mobilização para pressionar o governo estadual a decidir o que fará com a estrutura, que ainda não foi nem entregue oficialmente ao Estado.

Opinião: Novela do hospital regional estará próxima do fim? 

Antes de qualquer coisa, é preciso que o próprio Estado receba oficialmente o prédio da empresa que o construiu, o que não ocorreu até o momento. A expectativa é que isso aconteça até meados de setembro, com a vinda de uma comissão composta por integrantes das secretarias de Obras e de Saúde do Estado.

Hospital Sírio-Libanês está de olho na gestão do hospital regional de Santa Maria

Sobre a gestão e funcionamento do hospital, o atual governo negocia com hospitais da Região Metropolitana e se limita a repetir que a questão está encaminhada. 

Unifra nega interesse em administrar o hospital regional

Em entrevista ao Diário, nesta segunda-feira, os candidatos que em campanha prometeram a abertura, alguns até enfatizando que ela seria imediata, explicaram que, na verdade, a frase foi usada nesse sentido: de buscar articulação junto ao Estado e à União, e que sabem que o prefeito não pode, de fato, abrir o hospital.

Foto: Arte Izaur Monteiro / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Ex-funcionário de loja é indiciado por golpe de R$ 30 mil em Júlio de Castilhos https://t.co/idbyg35K65 @diariosm https://t…há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Ressocialização: detentos do presídio de Júlio de Castilhos se formam em curso profissionalizante https://t.co/5iAKSZX0uQ @…há 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros