Candidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas - Diário de Santa Maria

Eleições 201624/09/2016 | 18h13Atualizada em 24/09/2016 | 18h13

Candidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas

 Intuito da ação era que os prefeituráveis pudessem vivenciar os obstáculos enfretados por pessoas com deficiências

Candidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas Manuela Balzan / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Manuela Balzan / Agência RBS / Agência RBS

A manhã de sábado fugiu um pouco da rotina dos candidatos à prefeitura de Santa Maria. No último final de semana antes das eleições, os prefeituráveis não estavam no centro para realizar um corpo a corpo com os candidatos, nem distribuindo santinhos. Sentados em cadeiras de roda, ou empurrando o objeto, sete dos oito concorrentes participaram do projeto Mulheres Donas de Si - Cadeirando no Coração do Rio Grande

A iniciativa do projeto foi da professora, doutora em gerontologia, Carmen Maria Andrade, em parceria com o blog Mulheres Donas de Si. O intuito da ação era que os candidatos pudessem sentir na prática os obstáculos que são enfrentados todos os dias pelos cadeirantes. O grupo também espera que o eleito, após ter passado pela experiência, desenvolva projetos para melhorias na área.

Concurso seleciona alunos de jornalismo para viver a rotina das redações do Grupo RBS Santa Maria

Cada candidato partiu de um ponto específico do centro, que foi definido por sorteio. Além de seus assessores, cada um foi acompanhado por duas integrantes do blog, e todos se encontraram no Calçadão. Durante o percurso, que começou exatamente às 10h01min e que durou em torno de 15 a 20 minutos, os candidatos dividiram com seus vices a missão de conduzir e estar sentado na cadeira.

Eleições e cidadania viram tema de aula em Santa Maria 


Conforme Carmen, a iniciativa não teve cunho partidário, e foi idealizada para que os candidatos pudessem vivenciar a experiência da acessibilidade. Ainda de acordo com a professora, o Centro foi o local escolhido por ser um local em que todas as pessoas convergem. 

– Eles terem vindo demonstrou a sensibilidade e a preocupação deles com a população. Não era um projeto para fazer denúncia ou cobrança, mas sim, para eles viverem a experiência. Ficou a sensação de dever cumprido e a possibilidade de construção de uma cidade melhor, aquela em que todos merecemos viver – destacou Carmen. 

Os candidatos enfrentaram dificuldades diferentes ao longo dos percursos. Enquanto para alguns foram as subidas ou o meio-fio defeituoso o principal problema, outros esbarraram na falta de sinalização e de rampas de acesso. 

Quiz: qual candidato tem as propostas que você quer para Santa Maria

Apenas o candidato Paulo Weller (PSTU) não participou da iniciativa. Conforme a organização, ele afirmou que não se sentia confortável para participar da iniciativa. Apesar disso, ele foi representado por um manequim, que foi conduzido pelo mesmo percurso que ele deveria ter feito.

Werner Rempel (PPL), Jader Mareloti (SD), Marcelo Bisogno (PDT), Alcir Martins (Psol), Jorge Pozzobom (PSDB), Valdeci Oliveira (PT) e Fabiano Pereira (PSB) elogiaram a iniciativa e destacaram a necessidade de se colocar no lugar do outro para perceber as dificuldades enfrentadas e as condições que as ruas de Santa Maria oferecem. 

-- contentFrom:cms -->
 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros