18 perguntas para conhecer os candidatos a vereador de Santa Maria - Diário de Santa Maria

Disputa na Câmara06/09/2016 | 19h10Atualizada em 07/09/2016 | 15h02

18 perguntas para conhecer os candidatos a vereador de Santa Maria

Perguntas devem ser respondidas até a próxima semana e serão apresentadas em uma série de reportagens especiais         

18 perguntas para conhecer os candidatos a vereador de Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Escolher um candidato a vereador pode ser uma tarefa bem difícil quando se tem muitas opções ou quando não há conhecimento a respeito da vida política e profissional dos candidatos. Santa Maria é um dos municípios em que o número de concorrentes cresce a cada eleição. No pleito deste ano, 223 candidatos estavam inscritos para disputar uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores.

Pensando em traçar um perfil dos candidatos que querem representar o povo em Santa Maria, o Diário elaborou um questionário, que está sendo enviado, por e-mail, para 217 dos 223 candidatos inscritos no site do TSE. Dos seis que não receberam, três não irão mais concorrer, dois não foram localizados (Daniele Caurio Farret e Rosevelte Luiz Mello Sobroza) e um não quis fornecer e-mail e se recusou a participar da ação.

Veja quantos votos são necessários para eleger um vereador em Santa Maria

Ao todo, são 18 perguntas, que incluem desde dados pessoais e profissionais, até perguntas a respeito de diversos assuntos que são ou já foram tema de debate. O intuito maior da iniciativa é ajudar você, eleitor: queremos que a população conheça um pouco mais sobre cada concorrente, e tenha um norte na hora de escolher o candidato que irá ser sua representação no Legislativo.

_ É muito importante o eleitor saber quem é o candidato. Saber sobre sua trajetória política, o que propõe, quais os seus projetos e se os mesmos estão em consonância às expectativas dele. Assim, o eleitor pode se inteirar melhor das opções que estão dispostas no cenário eleitoral _ comenta a professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pampa, Angela Quintanilha Gomes.

Eleições 2016: confira as datas e principais regras 
do pleito 

Os candidatos começaram a receber o e-mail na tarde de terça-feira e terão até as 18h do próximo dia 13 para reenviar o questionário respondido. Depois disso, as respostas de cada candidato serão apresentadas, individualmente, nas páginas do Diário.

O parlamentar 

Diante de tantos candidatos e propostas, o eleitor precisa ter condições de avaliar se o que está sendo prometido pode, de fato, deixar o plano da palavra para tornar-se realidade depois das urnas. Para isso, é necessário entender quais as atribuições de cada cargo. No caso dos vereadores, são eles que representam a população e levam à prefeitura as necessidades dos habitantes. 

Entre as suas funções, está a de legislar (elaborar leis de competência do município), julgar as contas da administração municipal e fiscalizar se o prefeito cuida bem do dinheiro público. No entanto, um vereador não pode prometer resolver problemas de asfalto e de loteamentos populares, por exemplo, pois não tem poder para realizar obras.

Conforme Angela, a pessoa que se candidata tem de se mostrar preparada para o cargo, além de saber da importância que a Câmara de Vereadores tem para a cidade. Além disso, é dever do eleitor cobrar o que foi prometido.

_ O que conta muito é o engajamento que o candidato tem em sua comunidade, os vínculos construídos e o tipo de trabalho que ele desenvolve. No entanto, depois de eleitos, grande parte dos vereadores acaba tendo um papel pouco consistente, com projetos mais ligados a questões pouco relevantes (como títulos e nomes de rua), justamente pela falta de preparo e informações. 

Angela ressalta que o eleitor não pode se omitir após o pleito: 

_ Por isso, há a necessidade de o eleitor fiscalizar e cobrar as ações de seu vereador. Cobrar o que foi proposto e o que está sendo feito.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCâmara cria comissão para investigar denúncia contra Farret https://t.co/KFZOAHtsEH https://t.co/jFt6tu3GSjhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltante esfaqueia taxista e é preso em Santa Maria https://t.co/3fwdKZFDrJ https://t.co/AMauaJdQmAhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros