Região Central levará 93 expositores e 283 animais à 39º Expointer - Diário de Santa Maria

Agronegócio23/08/2016 | 08h42Atualizada em 23/08/2016 | 10h18

Região Central levará 93 expositores e 283 animais à 39º Expointer

Produtores de 16 cidades, incluindo Santa Maria, estarão em Esteio e esperam manter as vendas

Região Central levará 93 expositores e 283 animais à 39º Expointer Cabanha Corte de Limia & Caravaggio/Arquivo Pessoal
Viragro Corte de Limia, montado no ginete Filipe Silveira, será o único representante de Santa Maria na prova Foto: Cabanha Corte de Limia & Caravaggio / Arquivo Pessoal

A maior feira a céu aberto da América Latina começa no próximo sábado. Trata-se da 39ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que vai até 4 de setembro, em Esteio. Ontem, os primeiros animais começaram a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil – e o governo estadual manifestou o desejo de que o volume de negócios do ano anterior seja mantido: R$ 1,7 bilhão.

Confira todas as matérias da Expointer 2015

Já nas regiões Central, Campanha e Fronteira há receio com relação às vendas. Ao todo, 93 expositores de 16 municípios levarão 19 raças de cavalos, bois, vacas e ovelhas, totalizando 283 animais. O município com maior representatividade é São Gabriel, com 43 animais e 16 expositores. Mas alguns expositores da cidade abriram mão de participar. É o caso de Hélio Figueiredo Neves. A Agropecuária Bela Vista, da qual é proprietário, transportaria 10 ovelhas da raça texel para Esteio. Desistiu devido ao gasto para transportar e manter os animais no evento.

Situação semelhante é enfrentada pelo administrador da Agropecuária Infinito, de São Sepé, Luiz Segala. Ele desistiu de levar cavalos crioulos que participariam das competições de morfologia. Segala culpa a crise.

Expointer tenta desafiar momento conturbado do país 

– O expositor leva os animais com uma semana de antecedência. Há gasto com o transporte, com o espaço para ficarem, com cuidados para que estejam na melhor forma até a exposição. É um gasto que prefiro não arcar nesse momento – explica o administrador.

Alunos da UFSM ganham prêmio nacional de inovação e tecnologia

Dados divulgados pela organização da Expointer revelam que outros produtores podem estar pensando de maneira semelhante no Estado. As inscrições de animais foram quase 10% menores em relação a 2015. Entre as 68 raças de ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, caprinos e pequenos animais, 41 diminuíram o número de inscritos. Os custos para levar e manter os animais no Parque de Exposições tem feito até criadores de raças nobres fechar as porteiras para a Expointer: conforme a Associação Brasileira de Angus, o custo para levar apenas um boi à feira gira em torno de R$ 10 mil.

Criadores apostam na raça

A premiada Cabanha Descanso, de São Martinho da Serra levará 20 ovelhas das raças suffolk e texel Foto: Cabanha Descanso / Arquivo Pessoal

Se crise econômica assustou a alguns, não espantou a todos.O administrador da Cabanha Santo Izidro, de Dilermando de Aguiar, Augusto Marques Mascarenhas de Souza, por exemplo, acredita que a Expointer vai recompensar quem correr o risco de participar dela. A confiança está no remate do gado charolês, seu orgulho, ocorrido em maio passado – cujo resultado ele espera repetir no leilão que será realizado durante a feira.

– Não tenho constrangimento em dizer que há dificuldade (econômica). Temos menos animais, houve uma redução no preço, mas não muita. A situação é passageira. Penso assim porque comida não pode faltar na mesa do brasileiro – afirma, empolgado, o administrador diversas vezes premiado.

Mais dois hospitais da região passam a ofertar leitos de retaguarda para o Husm

A confiança de um bom resultado é compartilhada pelo presidente do Sindicato Rural de Santa Maria, Renato Freitas.

– Nós temos que tirar o "s" da "crise" e pensar em "crie". Devemos ser criativos. A Expointer é uma oportunidade de negócio. Por conta disso, o sindicato vai providenciar um ônibus para que produtores de Santa Maria e região irem até Esteio – conta Freitas.

BM de Cruz Alta recebeu 120 trotes em 48 horas

De Santa Maria, irão seis bois da raça devon, nove ovelhas texel, cinco cavalos quarto de milha e cinco da raça crioula. Dois deles são da Cabanha Corte de Limia, de propriedade do juiz da 3ª Vara Federal de Santa Maria, Loraci Flores de Lima. É dele o garanhão Viragro Corte de Limia, único representante da cidade no maior evento de equinos da raça crioula do Rio Grande do Sul: o Freio de Ouro. Dividida em sete etapas, é a competição mais esperada pelo público da feira. Vencedor de concursos, o animal carrega consigo, além do cavaleiro Vinicius Silveira, a expectativa de trazer para o Coração do Rio Grande a almejada premiação.

Os 41 bairros de Santa Maria elegem suas prioridades

Também há expectativa na Cabanha Descanso, de São Martinho da Serra. As ovelhas suffolk vem colecionando prêmios desde 2006 na Expofeira e em outros eventos. O proprietário, João Augusto Botelho Nascimento, vai levar 10 animais da raça, além de mais 10 da Texel.

39ª Expointer 

Foto: Felipe Ulbrich / Divulgação

A 39ª Expointer começa no sábado e vai até 4 de setembro. A feira reunirá novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estarão expostas máquinas e as raças de maior destaque criadas no Estado, com leilões, concursos e competições. Confira como será a participação da região de cobertura do Diário no evento:

Exposições e concursos em que a região participará

28 de agosto – Texel e suffolk
29 de agosto – Crioula, brangus,corriedale, hereford, poll hereford e braford
30 de agosto – Hereford, poll hereford, braford, charolês
31 de agosto – Pônei, charolês, wagyu, devon, hampshire, ile de france e romney
1 de setembro – Quarto de Milha e Pônei
2 e 3 de setembro – Quarto de Milha
4 de setembro – Pônei

Expositores, animais e raças da Região Central no evento

Caçapava do Sul
Expositores – 2
Total de animais – 2

Cruz Alta
Expositores – 3
Total de animais – 10

Dilermando de Aguiar
Expositores – 1
Total de animais – 11

Itacurubi
Expositores – 1
Total de animais – 10

Julio de Castilhos
Expositores – 15
Total de animais – 24

Lavras do Sul
Expositores – 5
Total de animais – 16

Rosário do Sul
Expositores – 2
Total de animais – 8

Santa Margarida do Sul
Expositores – 7
Total de animais – 34

Santa Maria
Expositores – 17
Total de animais – 25

Santiago
Expositores – 4
Total de animais – 16

São Francisco de Assis
Expositores – 1
Total de animais – 5

São Gabriel
Expositores – 16
Total de animais – 43

São Martinho da Serra
Expositores – 2
Total de animais – 25

São Pedro do Sul
Expositores – 2
Total de animais – 4

São Sepé
Expositores – 1
Total de animais – 3

Tupanciretã
Expositores – 11
Total de animais – 41

Unistalda
Expositores – 3
Total de animais – 6


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM"Fallen" estreia no cinema de Santa Maria esta semana https://t.co/JMwktlXDzm https://t.co/s2QL3lDKpjhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMOperação policial em defesa de mulheres vítimas de violência é deflagrada em Santa Maria https://t.co/ouuks3w7No https://t.co/1vHtqZRbdWhá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros