Produção industrial cresce em nove Estados em junho, diz IBGE - Diário de Santa Maria

Sinal promissor10/08/2016 | 10h54Atualizada em 10/08/2016 | 10h54

Produção industrial cresce em nove Estados em junho, diz IBGE

No levantamento que compara o indicador com os números de maio, Rio Grande do Sul registrou a quarta maior alta, com 4,6%

Produção industrial cresce em nove Estados em junho, diz IBGE Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Agência Brasil
Agência Brasil

A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de maio para junho deste ano. As maiores altas foram observadas no Rio de Janeiro (5,7%), Santa Catarina (5,4%), Pará (4,9%), Rio Grande do Sul (4,6%) e Paraná (3,5%). 

Outros Estados que tiveram alta na produção foram Ceará (2%), São Paulo (1,5%), Goiás (1,4%) e Pernambuco (1,2%). Todos os estados tiveram um crescimento acima da média nacional de 1,1% neste tipo de comparação.

Leia mais
Emprego na indústria deve voltar a se recuperar a partir de 2017
Melhoria da confiança e avanço na produção são sinais promissores na indústria
Confiança da indústria sobe 3,5 pontos em julho, aponta prévia da FGV 

Em Minas Gerais, a produção ficou estável. Em quatro locais, houve queda da produção: Espírito Santo (-9,8%), Bahia (-1%), região Nordeste (-0,3%) e Amazonas (-0,3%). O resultado da região Nordeste inclui as produções de Bahia, Pernambuco e Ceará, além de outros seis estados com indústrias menos desenvolvidas. 

Quedas e crescimento 

Nos outros tipos de comparação temporal, o IBGE também avalia o resultado do Mato Grosso, além de 14 locais. Na comparação com junho do ano passado, houve quedas em 11 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Espírito Santo (-27,9%). Houve crescimento em quatro locais, com destaque para Pará (14,7%) e Mato Grosso (12,2%). 

No acumulado do ano, houve recuos em 12 locais, com destaque para Espírito Santo (-22,6%), Pernambuco (-17,6%) e Amazonas (-16,8%). Bahia manteve-se estável. Apenas dois locais tiveram alta: Pará (10,3%) e Mato Grosso (11,9%. No acumulado de 12 meses, 13 locais apresentaram quedas na produção industrial, com destaque para Amazonas (-18,1%), Espírito Santo (-14,4%), Pernambuco (-11,2%) e São Paulo (-11%). Apenas dois estados tiveram crescimento neste tipo de comparação temporal: Pará (5,6%) e Mato Grosso (9%).

Leia outras notícias sobre a indústria

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorintians recebe o Guarani-VA pela 3ª rodada do Estadual de Basquete https://t.co/oAQrQsChzk https://t.co/fxsAbDnY5yhá 10 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrêmio Empreendedor é uma oportunidade das instituições mostrarem suas pesquisas https://t.co/xYX6QSQkWN https://t.co/kPZuZuNRm9há 10 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros