PPL fará nova convenção para escolher candidato a vice prefeito  - Diário de Santa Maria

Eleições 201604/08/2016 | 14h54Atualizada em 04/08/2016 | 20h53

PPL fará nova convenção para escolher candidato a vice prefeito 

Carlos Renan do Amaral, que tinha sido anunciado ao posto na última sexta-feira, está impedido de concorrer neste pleito

PPL fará nova convenção para escolher candidato a vice prefeito  Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

O PPL, que tinha como candidatos à prefeito e vice de Santa Maria, Werner Rempel e Carlos Renan do Amaral, respectivamente, terá mudanças na chapa.

Candidatos à prefeitura de Santa Maria podem gastar até R$ 770 mil no 1º turno

Amaral, que foi diretor-administrativo do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), está impedido de concorrer nesta eleição. Isso porque, conforme o regime dos servidores da União, os servidores devem deixar a função pública três meses antes da eleição para conseguirem concorrer, o que Amaral deveria ter feito no dia 2 de julho. No entanto, isso ocorreu apenas no dia 15, quando foi homologada a candidatura da chapa

Amaral divulgou uma nota à imprensa na manhã desta quinta-feira, confirmando a informação. No comunicado, ele se desculpa pelo acontecimento e explica o afastamento:

"Devido à alteração da Lei Eleitoral, que alterou os prazos, fiz confusão com dois Institutos Legais que regem o serviço público: a Desincompatibilização e a Licença para Atividade Política. 
O Regime Jurídico Únicos dos Servidores Públicos da União estabelece o prazo de 3 meses antes das eleições para que os servidores deixem seu cargo para concorrer em mandatos eletivos. Mas ao mesmo tempo estabelece que para fazer jus a este direito, o postulante, deve apresentar o Registro no Cartório Eleitoral da Ata da Convenção que homologou a candidatura. Como a reunião que decidiu que disputaríamos as eleições, com chapa pura, ocorreu no dia 15/07/2016, encaminhei neste dia o Processo requisitando meu afastamento. O Procurador da República da UFSM entendeu que eu deveria ter solicitado a Desincompatibilização  no dia 02/07/2016. Estando desta forma, impedido de ser candidato a qualquer cargo na próxima eleição.
Diante disso, para não prejudicar o partido e a todos os companheiros, retiro meu nome da chapa majoritária".

Em função disso, o partido fará uma nova convenção, nesta sexta-feira, para escolher o noco candidato à vice. Conforme Werner, a reunião acontecerá a partir das 19h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Extraoficialmente, fala-se no nome do candidato a vereador Coronel do Exército da reserva. Eduardo Leitão Crisóstomo, que já foi secretario de Obras na prefeitura de Caçapava do Sul . 

– Temos o nome dele e outros dois. Estamos articulando e devemos confirmar amanhã (sexta) – afirmou Werner.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCandidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas https://t.co/LVLSIiEI6H https://t.co/b6oA7rxa4ihá 16 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM25ª Romaria da Pessoa Idosa ocorre neste domingo em santa Maria https://t.co/HkwZbLRRK0 https://t.co/6NeTkFv9S8há 17 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros