Dilma será intimada nesta sexta, e julgamento final do impeachment começa no dia 25 - Diário de Santa Maria

Afastamento11/08/2016 | 22h47Atualizada em 11/08/2016 | 22h55

Dilma será intimada nesta sexta, e julgamento final do impeachment começa no dia 25

Lewandowski vai se reunir com Renan Calheiros e líderes partidários na próxima semana para definir os trâmites da sessão

Dilma será intimada nesta sexta, e julgamento final do impeachment começa no dia 25 EVARISTO SA/AFP
Foto: EVARISTO SA / AFP

A data do julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff ficou definida para o dia 25 de agosto. Dilma deverá ser intimada nesta sexta-feira à tarde logo após seu advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, entregar ao Senado as alegações finais da defesa. O prazo de Cardozo é até as 13h40min. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, enviará um oficial de Justiça para intimar a presidente afastada, que não é obrigada a comparecer. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais
Impeachment deverá ser encerrado até o fim do mês 
Impeachment de Dilma: quais são os próximos passos no Senado
Dilma pretende passar cerca de oito meses fora do Brasil

Com o adiantamento, será possível encerrar o processo de impeachment ainda neste mês como deseja o governo interino de Michel Temer. Lewandowski é responsável por comandar o processo de impeachment, de acordo com a legislação.

O presidente do STF vai se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e líderes partidários na próxima semana para definir os trâmites do julgamento, que poderá durar até cinco dias. Eles devem alinhar procedimentos do rito processual.

A acusação já declarou que não pretende convocar as seis testemunhas a que têm direito. Essa manobra visa acelerar o processo. Eles devem levar no máximo três pessoas na sessão. Com isso, aliados do presidente interino, Michel Temer, no Senado pretendem concluir o processo em, no máximo, três dias. Temer pretende participar da cúpula do G-20, nos dias 4 e 5 de setembro, em Hangzhou, na China, como presidente definitivo. 

Aliados de Dilma dizem que a pressa do presidente interino ocorre por medo de que delações de envolvidos na Lava-Jato possam enfraquecê-lo até a votação final.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para segunda-feira em Santa Maria https://t.co/keWO2QnuTn https://t.co/eGx5HrXDVkhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM34 coisas para fazer em Santa Maria e região neste final de semana https://t.co/c11n0S8KbU https://t.co/9o1wex3ugUhá 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros