Dilma janta com Lula e ex-ministros no Alvorada  - Diário de Santa Maria

Diários de Brasília09/08/2016 | 21h33Atualizada em 09/08/2016 | 23h01

Dilma janta com Lula e ex-ministros no Alvorada 

Principal pauta do encontro é carta que será lançada pela presidente afastada nos próximos dias

Dilma janta com Lula e ex-ministros no Alvorada  ANDRESSA ANHOLETE/AFP
Cenário após o impeachment é discutido por Dilma e aliados Foto: ANDRESSA ANHOLETE / AFP
Carlos Rollsing e Guilherme Mazui e de Brasília

A presidente afastada Dilma Rousseff recebe nesta terça-feira à noite, no Palácio do Alvorada, o ex-presidente Lula e ex-ministros do seu governo para um jantar. À mesa, discussões sobre a redação da carta que a petista lançará nos próximos dias para se defender no processo de impeachment e apoiar a ideia de plebiscito para que a população decida se quer novas eleições.

Além de Dilma e Lula, participam do jantar os ex-ministros Ricardo Berzoini, Jaques Wagner, Aloizio Mercadante e Miguel Rossetto. Ao longo do dia, a presidente preferiu não assistir pela TV a sessão do Senado que deve torná-la ré no processo de impeachment. Ela apenas recebeu informes de assessores.

Leia mais:
Senado decide se Dilma vai a julgamento em processo de impeachment
Saiba os próximos passos do processo de impeachment de Dilma no Senado
Impeachment de Dilma Rousseff: o calendário e as estratégias dos dois lados

Enquanto se arrastava a sessão no Senado, parlamentares eram convocados para uma reunião com Lula, marcada para esta quarta-feira. O cenário pós-Dilma está na pauta do encontro.

Marta

Favorável ao impeachment, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) defendia que colegas desistissem de usar a tribuna para tornar a sessão mais curta. Entre os argumentos, a Olimpíada, que tira a atenção do público.

— À noite tem jogo das meninas do futebol. As pessoas vão querer ver o impeachment ou a Marta? Acho que a Marta.

Sardinha com cara de tubarão

Com a sessão já em andamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) chegou ao plenário do Senado brincalhão. Tecia comentários sobre a sua gravata azul, com ornamentos escuros. Ele dizia que os desenhos "não eram tubarões".

— É sardinha, comida dos predadores — disse, enigmático.

Certo da vitória, Jucá desconversou quando perguntado se poderá voltar ao cargo de ministro do Planejamento em caso de Dilma Rousseff ser afastada em definitivo.

— Essa pergunta tem de ser feita ao Temer — disse, citando o presidente interino, de quem ele é um dos principais homens de confiança.

Jucá caiu após a revelação de gravação de conversa com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, com quem ele falou sobre a hipótese de tentar abafar a Operação Lava-Jato.

O humorista

O senador Magno Malta (PR-ES) foi o mais piadista da sessão do Senado que analisou o avanço do processo de impeachment de Dilma Rousseff à fase final de julgamento.

Provocativo e debochado, reagiu à tentativa da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) de incluir nos anais do Senado uma declaração contra o impeachment de Dilma proferida por Bernie Sanders, que disputou a indicação do partido Democrata à eleição para presidente dos Estados Unidos.

— Os Estados Unidos eram o diabo para o PC do B. Agora virou referência? — disse Malta.

Ao contraditar o pedido de suspensão do processo feita por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Malta se referiu ao colega senador como "Harry Potter".

A algazarra de Magno Malta gerava risos contidos e burburinho no plenário.

Tema de casa

A equipe do ministro Ricardo Lewandowski mapeou as possíveis questões de ordem que seriam apresentadas na sessão de análise do relatório que pede a cassação de Dilma Rousseff. Aliados da petista apresentaram, ainda pela manhã desta terça-feira, oito questões de ordem. Para todas elas, Lewandowski já tinha consigo as respostas encaminhadas.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMIncêndios destroem duas casas na região central do Estado https://t.co/0dMw8u79On https://t.co/SI5TM6fpoahá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMDono de mercado é baleado durante assalto em Santa Maria https://t.co/zKxoZKZOQ9 https://t.co/mQmHuHzq12há 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros