Deputados do PT recorrem à OEA para suspender impeachment de Dilma  - Diário de Santa Maria

Nova cartada09/08/2016 | 23h30Atualizada em 10/08/2016 | 08h02

Deputados do PT recorrem à OEA para suspender impeachment de Dilma 

Segundo os parlamentares, presidente afastada assina a representação na condição de vítima

Deputados do PT recorrem à OEA para suspender impeachment de Dilma  Zeca Ribeiro/Agência Câmara
Gaúcho Paulo Pimenta é um dos responsáveis pelo documento Foto: Zeca Ribeiro / Agência Câmara
Guilherme Mazui/RBS Brasília

guilherme.mazui@gruporbs.com.br

Com dificuldades para barrar a cassação da presidente afastada Dilma Rousseff, três deputados do PT assinam uma representação que será formalizada na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), que tenta suspender o processo de impeachment em discussão no Senado.

Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ) firmam o documento, que será protocolado em Washington. Segundo os parlamentares, Dilma assina a representação na condição de vítima. Caso a representação não seja aceita na comissão da OEA, os parlamentares pretendem recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Leia mais
Saiba os próximos passos do processo de impeachment de Dilma no Senado

Impeachment de Dilma Rousseff: o calendário e as estratégias dos dois lados
Do total de 81, 44 senadores devem votar contra Dilma, diz jornal

— Foi identificada uma série de situações na Câmara, Senado e Supremo em desacordo com protocolos internacionais dos quais o Brasil é signatário. São violações graves — explica Pimenta.

Os parlamentares pedem à comissão uma medida cautelar para que o processo de afastamento seja suspenso até que os organismos internacionais se pronunciem sobre o caso. Eles defendem que o impeachment seja anulado e que Dilma reassuma a Presidência, exercida de forma interina por Michel Temer desde 12 de maio.

A representação junto à OEA fará críticas ao Judiciário brasileiro, acusado pelos deputados de ter permitido as violações das quais eles afirma que Dilma é vítima. Serão divulgadas versões em português, inglês e espanhol do documento para imprensa brasileira e internacional. Uma coletiva está prevista para esta quarta-feira a fim de explicar as medidas.

Leia as últimas notícias

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCâmara cria comissão para investigar denúncia contra Farret https://t.co/KFZOAHtsEH https://t.co/jFt6tu3GSjhá 17 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltante esfaqueia taxista e é preso em Santa Maria https://t.co/3fwdKZFDrJ https://t.co/AMauaJdQmAhá 23 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros