Após pedido de investigação contra PMDB e PP, partidos dizem que doações foram legais - Diário de Santa Maria

TSE11/08/2016 | 19h12Atualizada em 11/08/2016 | 19h14

Após pedido de investigação contra PMDB e PP, partidos dizem que doações foram legais

Ministro Gilmar Mendes autorizou a abertura de processos de investigação eleitoral contra as legendas na quarta-feira

Agência Brasil
Agência Brasil

O PMDB e o PP manifestaram-se nesta quinta-feira após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, ter autorizado a abertura de processos de investigação eleitoral contra as legendas por, supostamente, terem recebido propina disfarçada em doações eleitorais declaradas oficialmente.

Leia mais
Gilmar Mendes autoriza andamento de investigações contra PMDB e PP
Ex-deputado Paulo Ferreira e outros 14 são denunciados pelo MPF
Quem é quem no dinheiro devido à Lava-Jato

Os dois partidos negaram o recebimento de propina. Em nota, o PMDB disse que "sempre" arrecadou recursos seguindo os parâmetros legais vigentes no país. 

"Em todos esses anos, após fiscalização e análise acurada do Tribunal Superior Eleitoral, todas as contas do PMDB foram aprovadas, não sendo encontrado nenhum indício de irregularidade", diz o comunicado.

O PP também divulgou nota na qual diz que "não compactua com ilegalidades" e tem "todo interesse no esclarecimento dos fatos." 

As investigações têm como base informações obtidas em depoimentos de delação premiada de envolvidos na Operação Lava-Jato. Os pedidos foram feitos pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, após receber informações remetidas pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava-Jato. A ministra também já havia pedido investigação do PT. 

Se comprovadas as acusações de recebimento de propina disfarçada de doações eleitorais declaradas oficialmente, as legendas podem ter o registro na Justiça Eleitoral cancelado e ficarão impedidas de disputar as eleições.

*Agência Brasil

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEm Nome do Filho: E quando o amigo vai embora? https://t.co/tUgew8B8Nk https://t.co/MdEw2Wz1bQhá 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMÚltima parcela do IPTU 2016 vence na segunda-feira https://t.co/HHnIk9DHd9 https://t.co/0mCpZepaWZhá 5 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros