AO VIVO: Senado decide se Dilma vai a julgamento em processo de impeachment - Diário de Santa Maria

Brasília09/08/2016 | 08h52Atualizada em 09/08/2016 | 20h06

AO VIVO: Senado decide se Dilma vai a julgamento em processo de impeachment

Para aprovar o avanço do processo, são necessários os votos de metade mais um dos parlamentares presentes

Foi retomada, por volta das 14h20min, a sessão que analisa o relatório da comissão especial do impeachment que recomenda que a presidente afastada Dilma Rousseff seja levada a julgamento final no processo que enfrenta no Congresso por crime de responsabilidade.

Nesta etapa, senadores começaram a falar sobre o relatório, por 10 minutos cada.  Até o momento, já são quase 50 inscritos para discursos.

Sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o Senado determinará se há ou não elementos para que Dilma seja julgada, com o risco de ter o mandato cassado. Essa fase é chamada de juízo de pronúncia.

No início da sessão, às 9h45 desta terça-feira, Lewandowski, explicou que sua função será apenas de coordenação e, por isso, não vai intervir nas discussões "nem tampouco emitir opinião ou juízo de valor sobre o mérito". O presidente do STF pediu, ainda, que os senadores ajam com "coragem e independência", se pautando pela lei.

Leia mais
Saiba os próximos passos do processo de impeachment de Dilma no Senado

Impeachment de Dilma Rousseff: o calendário e as estratégias dos dois lados
Do total de 81, 44 senadores devem votar contra Dilma, diz jornal

A estimativa do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que a sessão dure, pelo menos, 20 horas. Com isso, o resultado da votação deverá ser anunciado somente no começo da manhã de quarta-feira.

Acompanhe ao vivo:


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBrigada Militar apreende 300 kg de carne em São Francisco de Assis https://t.co/3KxriyfNP6 https://t.co/BUrKqydgcphá 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMPF instaura inquérito civil para investigar causas do acidente com avião da Chapecoense https://t.co/HWtEbVVBgw https://t.co/3cwYP3wtHYhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros