Vampiros, sede de vingança e muito sangue: conheça Castlevania, a série de jogos que deu origem à nova animação da Netflix - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Coluna Tecnologia11/07/2017 | 14h56Atualizada em 11/07/2017 | 15h00

Vampiros, sede de vingança e muito sangue: conheça Castlevania, a série de jogos que deu origem à nova animação da Netflix

Colunista fala da nova animação em streaming sobre o universo vampiro

Desde que Bram Stoker, em 1897, apresentou ao mundo Conde Drácula, o universo da literatura, do teatro e do audiovisual passou a explorar diferentes formas de contar histórias sobre o famoso vampiro inglês. Foi em 1986, entretanto, que a sanguinolência advinda do romance produzido por Stoker recebeu nova roupagem com o lançamento do primeiro jogo eletrônico de uma das franquias mais famosos do mundo dos games: Castlevania.

Foto: Netflix/Divulgação

Para comemorar estes mais de 30 anos de sucesso, a provedora de vídeos por streaming Netflix,em parceria com a Konami – desenvolvedora de jogos japonesa e dona da franquia –, anunciou no início do ano que produziria uma série animada baseada em Castlevania. A estreia se deu na última sexta-feira (07). Composta por quatro episódios de pouco mais de 20 minutos cada, a primeira temporada da animação conta a história de um caçador de demônios que deve eliminar o vampiro Drácula para salvar a Europa Oriental da aniquilação.

Não é necessário que se tenha tido contato com a franquia de jogos para apreciar a série animada, mas se você quer conhecer um pouco mais sobre Castlevania, sugiro que relaxe em sua poltrona e preste atenção em cada tópico que irá ser abordado a seguir.

O nascimento da franquia

Até o final da primeira metade da década de 1980, a história não era exatamente um elemento levado a sério na criação de um jogo eletrônico.Basicamente havia apenas um pano de fundo simples para justificar as ações do jogador na obra digital que se fosse jogar. Para além, sequer havia diálogo entres os personagens, e o pouco que se conhecia do enredo dos jogos estava disponível apenas nos manuais de instrução que acompanhavam os mesmos.

Por mais mulheres na tecnologia

Castlevania, lançado em 1986 para o Famicon (versão japonesa do Nintendo Entertainment System), não estava muito longe desta lógica. Não havia diálogos ou textos no jogo, e mesmo a história disponível no manual do game era extremamente limitada e simplória, a única coisa que se sabia era que o objetivo do jogador seria derrotar o rei dos vampiros Drácula.

Lançado em 1986 para o Famicon, "Castlevania" deu início ao legado de uma das principais franquias do mundo dos games Foto: Oldiesrising

Depois de lançado,o jogo foi um verdadeiro sucesso. Vendeu mais de um milhão de cópias no mundo inteiro, o que acabou fazendo com que a Konami produzisse uma sequência. A partir daí, Castlevania passou a ganhar mais atenção e investimentos, e obviamente isso acabou gotejando no enredo da obra, que teve de passar a ser desenvolvido com maior profundidade, até mesmo para que se pudesse justificar novos títulos da série.

A franquia nunca foi exatamente um grande arrasa quarteirões no que tange número de vendas, mas possui reconhecimento e legado o suficiente para ter garantido, até o presente momento - e mais de 30 anos depois de seu surgimento -, exatos 35 títulos, lançados para as mais diferentes plataformas de consoles, computadores e videogames portáteis.

Conteúdo impróprio, olhar desatento!

Castlevania é uma franquia cult super respeitada pela crítica especializada, tendo como um de seus principais pontos fortes a trilha sonora, que consegue trabalhar deforma extremamente harmônica o nível de imersão do jogador para com a história do jogo, embalada por elementos da cultura gótica.

Acha que é só conversa? Então pega o fone de ouvido, dá play no vídeo abaixo, e aprecie "Danceof gold", uma das músicas presentes na trilha sonora de "Castlevania: Symphony of the Night".

O enredo dos jogos

Todo e qualquer roteiro que se prese envolvendo Conde Drácula deve possuir três elementos indispensáveis em seu âmago: vampiros, sede de vingança e muito sangue. E é se utilizando destes princípios ativos que a história de Castlevania têm início.

Na mitologia da série, tudo começa durante o período medieval, precisamente no ano de 1094, quando um prestigiado cavaleiro chamado Leon Belmont – que serve a igreja cristã durante as batalhas resultantes das Cruzadas – tem sua esposa, Sara Trantoul, sequestrada por demônios comandados por Walter Bernhard, um vampiro que reside em um castelo operado por magias das trevas chamado de "Castlevania".

O que é Bitcoin e como ela afetará a sua vida (logo logo)

Dado o risco e complexidade do enfrentamento, Leon pede auxílio da igreja e do grupo de cavaleiros que batalha ao seu lado para invadir o castelo, mas acaba recebendo uma negativa de ambos os lados, tanto quanto da solicitação de ajuda, como pela ordem sacerdotal de que o guerreiro não poderia se envolver nesta situação. Por este motivo, o combatente abdica de seu título como cavaleiro, e consequentemente contraria as ordens proferidas pelo clero, partindo sozinho para resgatar Sara.

Antes de entrar no castelo, Leon recebe de um alquimista um chicote para ser utilizado na luta contra os demônios de Castlevania, e é com o auxílio desta arma que ele acaba encontrando Sara, resgatando-a, mas não sem antes ter um duelo contra o vampiro Walter. A batalha, entretanto, não é vencida pelo cavaleiro, que acaba fugindo com sua esposa.

Leon Belmont segurando sua arma de combate: o chicote "Vampire Killer" Foto: Konami/Divulgação

Posteriormente, Leon descobre por meio do alquimista que Sara havia sido infectada, já que a mesma apresentava marcas de mordida em seu pescoço. Como consequência, Sara acabaria por se tornar uma vampira. A única forma de impedir que isso acontecesse seria eliminando o responsável pelo ocorrido, Walter, mas para que este fosse destruído seria necessário que o cavaleiro dispusesse do verdadeiro poder do chicote que levava consigo.

É neste ponto do enredo que chegamos ao momento mais conflituoso da história. Para que sua arma ganhasse o poder necessário, Leon teria de absorver a alma de um ser puro que tivesse sido infectado por um vampiro, ou seja: Sara.

Sem escolha, o cavaleiro se vê obrigado a matar sua própria esposa, para que então pudesse se vingar de Walter. Acontece que ao fazê-lo, Leon descobre que tudo não havia passado de um plano arquitetado por seu melhor amigo e também combatente Mathias Cronqvist.

O que as gigantes estão preparando para a maior feira de games do mundo?

Assim como Leon, Mathias também tinha uma esposa, que acabou morrendo por conta de uma doença enquanto o cavaleiro realizava uma missão a pedido da santa igreja, a quem ele servia.

Revoltado com Deus e culpabilizando-o pelo ocorrido, Mathias passa a dedicar sua vida para confrontar a divindade. Leon foi uma de suas vítimas para o prosperar da desgraça no mundo.

Neste percurso de busca por poder, Mathias acaba se tornando o mais poderoso dos vampiros, Drácula, e Leon promete dar início a uma busca incessante que duraria gerações, com objetivo de caçar demônios e eliminar o conde.

O chicote utilizado originalmente por Leon é então passado de pai para filho entre todos os descendentes da família Belmont, e a luta incessante contra Drácula acaba se tornando o pano de fundo para quase todos os jogos da franquia Castlevania.

A história da série animada

A primeira coisa que se deve ter em mente antes de se falar sobre a história da série animada, é que a mesma foi inspirada no terceiro título da franquia Castlevania, "Dracula¿s Curse", game lançado em 1989 para o Nintendo Entertainment System (NES).

Na animação, o ano é 1445, quase 350 anos depois dos eventos iniciais da série, e que foram narrados anteriormente. É durante esta época da cronologia de Castlevania que Drácula conhece uma cientista humana chamada Lisa Lupus, mulher que foi até o castelo do conde para que pudesse ter conhecimento de novos métodos científicos para colaborar com o bem-estar da humanidade.

Por algum motivo, Drácula resolve dar uma chance à humana, permitindo-a estudar a bibliografia secular presente em seu castelo, ainda que não acredite e nem tenha fé na humanidade. Posteriormente, acaba se descobrindo que o rei dos vampiros se casou com Lisa, o grande amor de sua vida. Acontece que a mulher acaba sendo queimada viva pela igreja cristã sob o pretexto de supostamente ser uma bruxa, o que acaba desencadeando a fúria do conde, e uma promessa de que iria aniquilar a vida-humana caso a igreja e os aldeões não tivessem se arrependido do que tinham feito durante o prazo de um ano.

Educação para participação cidadã: a internet também é espaço para motivar e transformar

Mantendo sua promessa, e sem obter o retorno esperado, Drácula envia seu exército de demônios para dizimar o pequeno vilarejo de Târgovste, e consequentemente o resto da humanidade.

Neste interim, somos apresentados à Trevor, o último dos sobreviventes da família Belmont, e que empunhando seu chicote, passará a seguir o sangrento legado que sua família carrega desde a promessa feita pelo seu antepassado Leon Belmont.

Recheado de conteúdo violento, contendo dozes e mais dozes de sangue, a série animada de Castlevania possui classificação indicativa para maiores de 18 anos. Dentre os pontos positivos, para além de sua história, destacam-se os traços elegantes no estilo anime; uma qualidade de animação primorosa; construção de personagens extremamente bem dosadas; dublagem de alta qualidade e uma ambientação que consegue traduzir perfeitamente a significância da franquia. O único ponto negativo (para este fervoroso fã que vos escreve) é o baixo número de episódios disponíveis. Quatro capítulos de 20 minutos passam voando, e te deixam com uma sensação incompreensível de "quero mais" (principalmente depois de assistir a cena final). Por outro lado, a Netflix já confirmou que uma segunda temporada está garantida para 2018, contando com o dobro de episódios da primeira.

Fã ou não dos jogos, a série animada de Castlevania é uma ótima pedida para quem ama histórias sobre vampiros, gosta de ação voraz e aprecia animações de qualidade. E se eu tivesse de recomendar qualquer coisa para você assistir nesta semana, esta seria a escolha ideal. Tranquilamente.

A seguir, confira o trailer oficial da série, para que você possa sentir a atmosfera singular da obra. Garanto: é verdadeiramente irresistível!


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPM é condenado por morte de sem-terra durante desocupação de fazenda https://t.co/QwCdE7ezF7 https://t.co/mCqxKFUTEHhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros