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Coluna Vida e Saúde12/07/2017 | 15h29Atualizada em 12/07/2017 | 15h31

O simples e importante ato de comer

Colunista fala que, além de se alimentar corretamente, é preciso fazer as refeições em ambientes apropriados e tranquilos

O simples e importante ato de comer Arte Rafael Guerra/
Foto: Arte Rafael Guerra

Arroz e feijão correspondem a quase um quarto da alimentação brasileira. Em seguida aparecem as carnes de gado ou de porco (carnes vermelhas), a carne de frango, o leite, as raízes e tubérculos (em especial, mandioca e batata), as frutas, os peixes, os legumes e verduras, e os ovos.

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE também revelou, em 2008-2009, que um quinto da população brasileira, cerca de 40 milhões de pessoas, ainda baseia sua alimentação largamente em alimentos in natura ou minimamente processados, aqueles alimentos que tratamos em nossa última coluna.

Alimentos in natura e processados e suas diferenças

Se essa realidade perdurar e soubermos conduzir uma alimentação com 2 ou 3 porções de frutas ao dia, 3 a 5  porções de verduras e legumes divididas em duas refeições, carnes magras, 1 a 2 porções, leite e derivados, 3 porções, dependendo da idade, deveríamos fazer então 4 a 5 refeições ao dia. Com um bom desjejum, dois lanches pequenos, com frutas, por exemplo, um bom almoço, e um jantar com 1/3 do que foram ingeridos no almoço. É também importante jantar cedo, pelo menos 2 a 3 horas antes de dormir.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Como complemento necessário e vital, a água aparece como base para manutenção da vida e deve acompanhar nosso dia a dia alimentar. Será soberana para sinalizar nossas necessidades de hidratação e durante toda a vida será imprescindível e indispensável. Quem come a quantidade de verduras e legumes conforme a recomendação terá uma necessidade menor de ingestão desse precioso líquido.

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Onde estaria o êxito dessas recomendações se temos uma rotina alimentar cheia de atribulações onde muitas vezes nem lembramos o que comemos na refeição anterior? Na alimentação da população brasileira há algumas condições extremamente importantes relacionadas ao ato de comer e a comensalidade que nem sempre irão ser sinônimos de boa saúde. A pressa nossa de cada dia, o tempo urge... e assim seguimos e agimos:

- Queremos falar e comer ao mesmo tempo;

- Telefonar e/ou assistir TV comendo;

- Tratar de assuntos conflituosos à mesa;

 - Às vezes escolher lugares barulhentos e desconfortáveis para se alimentar;

- Comer só...

- Dar tablet ou celular para que as crianças fiquem quietas enquanto comemos... 

- Qual a razão do comer e da comensalidade?

O Guia Alimentar Brasileiro sugere algumas mudanças:

Foto: Pixabay / Reprodução

– Comer com regularidade e com atenção: procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes.Evite "beliscar" nos intervalos entre as refeições.Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade. 

– Comer em ambientes apropriados: procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos. Comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola.Procure compartilhar também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.

Foto: Pixabay / Reprodução

Santa Maria na vibe dos anos 90

Encerro por aqui a descrição desse maravilhoso guia educativo, que ainda têm em suas páginas novas abordagens nutricionais e que todos podem descobrir. A capacidade de mudança é um desafio constante, então programar-se para mudar suas rotinas alimentares, empreender e dar novos rumos à saúde de forma geral é importante – não somente à própria saúde, mas a de toda família. 

E, portanto, leiam, releiam o guia e se apropriem de suas vidas, de sua saúde no simples e tão importante ato de comer!

 

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