9 dicas para curtir o Dia do Amigo - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Coluna Cultura21/07/2017 | 14h01Atualizada em 21/07/2017 | 14h01

9 dicas para curtir o Dia do Amigo

Colunista dá dicas de séries e filmes para você comemorar a data com um bom amigo

Parece que o mundo tem inúmeros "Dia do Amigo". Só em uma busca simples no Google encontrei mais de 6 datas. Ontem, 20 de julho, foi comemorado o Dia do Amigo e Internacional da Amizade.

Ou seja, pelo nome parece ser uma data oficial para comemorarmos de alguma maneira! Para isso, criei uma lista com 9 dicas, incluindo filmes, livros e séries para você acompanhar histórias com boas amizades e assistir com seus amigos.

Foto: Dawson's Creek

E.T. - O Extraterrestre

Nesse filme clássico do Steven Spielberg acompanhamos o encontro de uma pequena família com um ser de outro planeta. E apesar de muitos acharem ele estranho e ficarem com medo, E.T. só queria fazer amizade e descobrir uma forma de retornar a sua casa.

Sempre Amigos

Um dos clássicos da Sessão da Tarde é Sempre Amigos. Nele conhecemos Kevin um garoto com dificuldades para caminhar que mora com a mãe Gwen (Sharon Stone). No prédio que mora conhece seu vizinho Max. Depois de um tempo que tiveram para construir a amizade, eles percebem que juntos podem superar o bullying que sofrem na escola e que ninguém pode separar eles.

Amigas para Sempre

Lançado em 1988, Amigas para Sempre teve como diretor Garry Marshall (Uma Linda Mulher) e no elenco Bette Midler, como CC Bloom, e Barbara Hershey, como Hillary Essex. No filme acompanhamos a amizade desde a infância de CC Bloom e Hilary Essex: a primeira sempre sonhou em ser famosa, atuar e cantar. Porém a vida mostra que nem sempre é fácil realizar seus sonhos. Com o apoio de Hilary, as duas crescem profissionalmente, enfrentem dificuldades nos relacionamentos e ainda se apaixonam pelo mesmo homem. Vale lembrar que, esse ano, o filme ganhou um remake pelo canal Lifetime, com Idina Menzel e Nia Long.

Gigantes

Se você não sabe o ator Pedro H. Neschling também é escritor! Em Gigantes conhecemos a vida de 5 amigos que se conheceram no colégio: Duda, Fernando, Lipe, Camila e Zidane. Nele, acompanhamos a amizade dos 5, as dificuldades de reencontros, dúvidas profissionais, relacionamentos familiares e um amor dentro de uma grande amizade.

Surpreendente!

Maurício Gomyde é um dos meus autores nacionais favoritos.Com narrativas leves e bem desenvolvidas, ele consegue emocionar e trazer temas diferentes para suas histórias E não é à toa que Surpreendente! já foi vendido e traduzido em inúmeros países. Nele conhecemos Pedro, um jovem de 25 anos apaixonado por cinema e gerente de uma videolocadora (sim, elas existem ainda). Porém Pedrotinha um ponto muito importante no seu passado: quando adolescente foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego conforme o tempo passasse. Porém, milagrosamente, a doença estabilizou o que o deixou muito confortável em voltar a viver sua vida e seguir o sonho de ser um cineasta. Porém, após bater a cabeça em uma briga, ele descobre que a doença voltou a se desenvolver e que pode ficar cego em pouco tempo. É aí que ele convoca seus amigos para uma última aventura, rumo a casa de sua avó no interior, onde registra tudo para ter na memória os melhores momentos da vida.

As Vantagens de Ser Invisível

Esse é dica dupla: filme e livro! Adaptado da obra de Sthephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível apresenta Charlie, um garoto que não tem muitos amigos, possuí alguns traumas familiares e sua família, muitas vezes, não sabe ao certo como agir com o garoto. Depois de algumas conversas com Sr. Anderson, seu professor de inglês, ele percebe que pode tentar se enturmar e é aí que conhece Patrick e Sam. Eles são meio-irmãos e não tem medo de expressar seus sentimentos para os outros. Assim Charlie encontra pessoas com quem pode conversar e começar a curtir a adolescência de uma maneira livre, ou como o personagem mesmo diz, infinita.

Gracie and Frankie

O que fazer quando duas senhoras, com mais de 70 anos, descobrem que seus maridos tem um caso há mais de 20? Essa é a base da história de Gracie and Frankie, a série da Netflix com Jane Fonda e Lily Tomlin. Quando tudo acontece, as duas se mudam para a casa de praia,que dividiam durante o longo período de amizade dos casais. Apesar de não concordarem com o estilo de vida que cada uma vive elas percebem que sempre foram boas amigas e que juntas podem superar esse momento. E claro, sem deixar de ajudar os ex-maridos e seus filhos atrapalhados.

Girls

Na série da HBO, Girls, conhecemos 4 amigas: Hannah, Marnie, Jessa e Shoshanna. Morando em Nova York elas apresentam a insegurança da vida de um jovem adulto com os primeiros empregos, brigas com chefes,sonhos que não se realizam tão rápido e claro, relacionamentos amorosos. É bom lembrar que em 6 temporadas é possível analisar o crescimento e a mudança de personalidade de cada personagem. E apesar de vários problemas na narrativa, entre a 4ª e 5ª temporada, teve um ótimo fim e soube aproveitar todas as personagens.

Dawson's Creek

Uma série que marcou a adolescência de muitos foi Dawson's Creek. Nela conhecemos Dawson, Joey, Pacey e Jen, naquela fase de transição de adolescência para as responsabilidades de um mundo adulto na cidade de Capeside. Claro, muitos conflitos surgiram durante as temporadas entre alguns personagens, mas nada melhor que o tempo e muita conversa para curar esses problemas. E não podemos esquecer que a série lançou duas grandes atrizes da nova geração: Katie Holmes e Michelle Williams.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrograma oferece vagas para jovens na área de tecnologia em Santa Maria https://t.co/eR3sMAPmui https://t.co/W07V5tnRSQhá 5 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMNovo bar no Bairro Lourdes abre 16 vagas de empregos em Santa Maria https://t.co/E9KZs6WxVH https://t.co/hjbA3NjQfRhá 21 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros