Menino de 11 anos cria clube de leitura com alunos de 5ª e 6ª séries  - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Prazer em ler08/05/2017 | 10h59Atualizada em 08/05/2017 | 20h17

Menino de 11 anos cria clube de leitura com alunos de 5ª e 6ª séries 

Tem até fila de espera para fazer parte do Entre Capas e Folhas 

Menino de 11 anos cria clube de leitura com alunos de 5ª e 6ª séries  Gabriel Haesbaert/NewCo DSM
Erico), Enzo, Theo, Tiago, Arthur, João Vitor, Maria Eduarda, Maria Luiza e Maria Alice participam do grupo Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

Em um mundo em que qualquer informação está na palma da mão e que até mesmo os livros se tornaram eletrônicos, o estudante do 6ª série do Ensino Fundamental Érico Segala, 11 anos, decidiu criar um clube de leitura com amigos e colegas de escola, o Entre Capas e Folhas

A turma tem nove integrantes, com idades entre 10 e 12 anos, alunos da 5ª e 6ª série, que se reúnem periodicamente para debater sobre as obras que leram e escolher o próximo livro. Além disso, os integrantes determinam o tempo que terão para ler e a data do próximo encontro.

Formar novos leitores é desafio 

O pai de Érico, o engenheiro civil Ronaldo Segala, 47 anos, diz que a ideia partiu completamente do garoto. Ronaldo e a esposa, a médica Luciana, 46, assim como os pais dos outros integrantes, dizem que só resta incentivar. As reuniões acontecem na casa de Érico, ou de outro componente do grupo.

– É tudo muito bem organizado, e eles é que definem tudo. Até fizeram regras próprias. Nós, os pais, apenas cedemos a casa, fazemos pipoca e torcemos para que continuem com o clube – comenta Segala.

Entre as normas do clube está a assiduidade. Está definido que um integrante que faltar duas reuniões, sem justificativa prévia, ou que não ler o livro escolhido dentro do prazo, também duas vezes, será convidado a sair do grupo. Érico diz que é importante manter a organização e que há uma fila de espera para participar do Entre Capas e Folhas. Além disso, foi definido, em votação, que o clube terá no máximo 12 integrantes.

Apesar de tecnologias, o livro impresso é o preferido de muitos leitores

Para garantir que o grupo tenha acesso aos livros, Érico fechou parceria com uma livraria da cidade. Então, se um dos integrantes não tem em casa a obra escolhida para leitura, este membro pode comprar o exemplar com 10% de desconto.

OS LIVROS

O clube foi criado há dois meses e meio. Neste tempo, já foram lidas quatro obras literárias. Todas foram escolhidas por meio de votação, a partir de nomes sugeridos pelos integrantes. O último lido e debatido pelos pequenos foi E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie. Também entram na lista, até agora, O Menino do Pijama Listrado, Bob, Um Gato Fora do Normal e Mau Começo, que é o volume 1 da coletânea Desventuras em Série.

Livro impresso X livro digital: prós e contras

Esta maneira de escolher o livro levou um novo universo literário às crianças. Aluno da 5ª série, Theo Lüdke, 10 anos, vê vantagens em participar do grupo. Ele conta que gosta de ler, mas que as obras indicadas no clube são um pouco diferente do que estava acostumado. Contudo, ele afirma que gostou dos livros e gêneros escolhidos. Já a estudante do 6º ano Maria Eduarda Wolle conta que já tinha lido três dos quatro livros escolhidos até então, mas que decidiu reler as obras para rememorar e debater junto com os colegas de clube. Ainda assim, Bob foi novidade para ela, que admitiu não ser o seu gênero favorito de leitura.

– Se não fosse para o clube, talvez eu tivesse demorado mais para ler este livro. A história não me pegou muito, mas tinha me comprometido em ler – disse a menina.

No último sábado, a turma fez um passeio pela Feira do Livro de Santa Maria, em busca da próxima obra que será meta do Entre Capas e Folhas.

Um time de jovens leitores 
Eles fazem parte do Entre Capas e Folhas:

– Arthur Mendonça, 11 anos, 6º ano
– Enzo Silveira, 10 anos, 6º ano
– Erico Segala, 11 anos, 6º ano
– João Vitor Cordenonsi, 11 anos, 6º ano
– Maria Luiza Rosa, 11 anos, 6º ano
– Maria Eduarda Wolle, 11 anos, 6º ano
– Maria Alice Silva, 11 anos, 6º ano
– Tiago Costa, 11 anos, 6º ano
– Theo Lüdke, 10 anos, 5º ano

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCineclube e mais opções para curtir a segunda em Santa Maria https://t.co/4wXz895ix4 https://t.co/XngMnp1xQ7há 15 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSemana terá predomínio de tempo seco em Santa Maria https://t.co/vLhVX91oln https://t.co/f1PZZR4Wfohá 52 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros