Na estreia, colunista faz um convite à gastronomia da dona Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Coluna Gastrô e Viagem09/04/2017 | 16h32Atualizada em 09/04/2017 | 16h32

Na estreia, colunista faz um convite à gastronomia da dona Maria

Chef de cozinha defende que são as receitas caseiras, simples e com toque pessoal que vão se perpetuar no tempo

Quando recebi a ligação do Diário me convidando para participar deste espaço dedicado à gastronomia, fiquei surpreso e agradecido por poder fazer aquilo que mais gosto: compartilhar.

Minha profissão tem me proporcionado, ao longo dos anos, muitas experiências, receitas e percepções. Ao receber o convite, voltei ao passado dos anos em que atuo como chef de cozinha e fui relembrando os lugares onde trabalhei, os colegas de cozinha, os jantares, os eventos, as feiras, os textos e as receitas autorais... E posso afirmar que é o convívio com as pessoas a nossa melhor fonte de conhecimento.

Nos últimos meses, além da atividade convencional (de comandar uma cozinha), tenho me dedicado à formação de moradores que moram em residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida. Por meio da escola do Senac, dezenas de pessoas têm um curso completo de padaria. Esse contato me possibilita reafirmar aquilo que há muito tempo percebi: a gastronomia está nas ruas, na tua casa, nos pequenos comércios, nas receitas das avós e nonas. A repetição desse conhecimento empírico é o que vai permanecer.

Uma das aulas do curso de padaria do Senac Foto: Mateus Santos / Arquivo pessoal

 Nos jantares, exercito meus conhecimentos executando receitas minhas e reconstruindo clássicas. Mas, o que vai permanecer, aquilo que daqui décadas ou séculos iremos continuar cozinhando, comendo e ensinando vai ser determinado pela repetição e pela funcionalidade. Sabe aquele feijão feito em casa? A pizza com um toque pessoal? O risoto da nona? Esses permanecerão.

Há séculos atrás, uma camponesa na França colheu caracóis e cozinhou para sua família. Era o que tinha! O prato era bom e caiu no gosto popular. Hoje o Escargot é sinônimo de alta gastronomia.

A gastronomia é assim: no primeiro momento, uma descoberta, depois uma iguaria e, logo, a sofisticação. Mas, a eternidade, meus amigos, a aprovação e o sucesso passa pela cozinha da dona Maria.

Pois bem, abro esse espaço com um convite a todos vocês: vamos cozinhar e celebrar uma arte que todos produzimos e repetimos?

Na minha próxima coluna, estaremos na cozinha, juntos! 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM9 concursos com inscrições abertas no Estado https://t.co/dYknC0owfS https://t.co/uPLTF1TLJ4há 21 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrimeira parcela do 13º de 2017 para a aposentados e pensionistas será paga em agosto https://t.co/G7hY3J8DLf https://t.co/Lb5oI06qBOhá 21 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros