Exposição mostra Santa Maria do passado neste fim de semana - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Memória04/03/2017 | 10h41Atualizada em 04/03/2017 | 10h41

Exposição mostra Santa Maria do passado neste fim de semana

Fotógrafo francês Henri Daniel expõe 35 imagens, clicadas desde a década de 1979, no Royal Plaza Shopping 

Exposição mostra Santa Maria do passado neste fim de semana Lucas Amorelli/New Co DSM
Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

A Rua do Acampamento e a Avenida Rio Branco sem o Viaduto Evandro Behr. O antigo Cine Independência separado da Praça Saldanha Marinho por uma rua. A Avenida Nossa Senhora das Dores sem o imponente edifício do Royal Plazza Shopping. Essas são algumas das memórias de Santa Maria registradas pelo francês Henri Daniel, 67 anos, desde a década de 1970.

Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento sem o Viaduto Evandro Behr Foto: Henri Daniel / Divulgação

Byrata lança versões em espanhol, italiano e francês do Xiru Lautério 

Em parceria com a Associação Amigos da França, 35 imagens eternizadas pelo fotógrafo foram expostas no hall do Royal Plaza Shopping. A exposição Santa Maria pelo olhar do francês Henri Daniel pode ser visitada até este domingo, às 22h.

Filme dirigido por cineastas da região será exibido em Portugal

Catedral Foto: Henri Daniel / Divulgação

–  São registros de uma Santa Maria de diferentes épocas. As pessoas olham as fotos e, algumas, se reconhecem, recordam de como era a paisagem urbana há alguns anos e se dão conta de como tudo muda, mesmo que não pareça. É um sentimento que eu tenho ao olhar algumas fotografias e quero oportunizar que outras pessoas também sintam – explica Daniel.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

Apesar de ainda morar na França, Daniel tem uma ligação afetiva e visual bem forte com Santa Maria. Em 1973, ele veio à Cidade Cultura pela primeira vez, e conheceu uma santa-mariense que se tornou sua mulher no ano seguinte, Cleci. Amante de fotografia, desde então, ele começou a fazer registros da cidade durante as férias, quando visitava o Coração do Rio Grande com a família. O resultado são milhares de cliques de diferentes pontos da cidade e as suas transformações, em décadas distintas.

Cine Independência Foto: Henri Daniel / Divulgação

Festa eletrônica gratuita acontece neste domingo na UFSM

Nesse tempo, muita coisa mudou. A câmera fotográfica, que antes utilizava filme, limitava o francês a registrar apenas 36 fotos por vez. Agora, com a tecnologia digital, ele fez 1.300 imagens apenas em 2017.
Um dos objetivos do francês com essa exposição é mostrar aos santa-marienses o quanto a cidade muda com o passar do tempo. 

Confira onde encontrar food trucks em dias que não há evento em Santa Maria

Ele, que teve um olhar atento às mudanças, ressalta que um dos avanços mais importantes dessas últimas décadas é a duplicação das rodovias que estão sendo realizadas. Quem quiser conferir parte do acervo de fotos do francês online, ele disponibiliza álbuns no site Flickr (bit.ly/danielhenri).

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVocê sabe como cuidar do seu pet no inverno? Veja dicas de especialistas https://t.co/EdZSfFk15C https://t.co/MI0SwAKIzRhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMO que você vai almoçar neste domingo? Confira 6 opções de almoços em Santa Maria https://t.co/h765StDBXa https://t.co/gYmj2d6Kkxhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros