Byrata lança versões em espanhol, italiano e francês do Xiru Lautério  - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Gaudério e poliglota03/03/2017 | 11h15Atualizada em 03/03/2017 | 11h15

Byrata lança versões em espanhol, italiano e francês do Xiru Lautério 

Cartunista santa-mariense que despertar o interesse dos leitores de gibi para assuntos locais utilizando seu personagem

Byrata lança versões em espanhol, italiano e francês do Xiru Lautério  Gabriel Haesbaert/NewCo DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

O personagem Xiru Lautério ganhou sua primeira tirinha há mais de 40 anos, em 1973. Na época, o cartunista Jorge Ubiratã Lopes da Silva, o Byrata, criou o personagem para realizar um sonho de infância: ver o gaúcho representado em um gibi.

Agora, o desenhista encara um desafio diferente. Ele quer que o Brasil e o mundo conheçam o povo os costumes do sul por meio de suas histórias em quadrinhos. Para tanto, lançou, em setembro passado, no 4º Festival do Rio Grande do Sul de Paris, a segunda edição do livro Xiru e os Dinossauros I. 

Além do relançamento da edição em português, a obra ganhou versões traduzidas para o espanhol, italiano e francês. Todas as edições estão disponíveis nas livrarias e bancas de jornal da cidade. O escritor também deve lançar as obras na Feira do Livro.

"Logan" chega ao cinema em Santa Maria

A ideia de levar seu personagem para outros pagos e em diferentes línguas surgiu em 2013, em uma conversa com o amigo argentino Serjei Burgos, que, posteriormente, traduziu Xiru para o espanhol. Segundo Byrata, as semelhanças entre o gaúcho daqui e o dos países vizinhos poderia despertar interesse em leitores argentinos, uruguaios e chilenos.

Em seguida, o desenhista providenciou a tradução das tirinhas para o italiano, com o auxílio de Diego Hahn. Em 2015, após receber o convite da Associação Sol do Mundo para expor seu trabalho no festival da França, ficou motivado a passar sua obra para a língua francesa. Para isso, contou com a ajuda da tradutora Vanderlene Rolin Dutra. 

Guantánamo Groove precisa do seu voto para participar do Nivea Viva 2017

As quatro revistas em quadrinhos foram lançadas em setembro de 2016 na mesma ocasião, no festival francês. Nas terras de Napoleão, a obra de Byrata já está esgotada e, ainda no primeiro semestre, uma nova remessa deve ser enviada para lá.

– Foi um grande desafio traduzir as histórias para uma linguagem universal. Foi necessário adaptar algumas expressões muito locais para algo mais regional para que não perdesse a essência. O objetivo é que as pessoas de outros países conheçam o gaúcho e um pouco de Santa Maria por meio dos quadrinhos e suas temáticas – explica Byrata.

Filme dirigido por cineastas da região será exibido em Portugal

Semana passada, a edição em italiano foi relançada na Casa do Diácono João Luiz Pozzobon, em São João do Polêsine, durante a visita de um grupo de ciclistas italianos ao local. Byrata conta que presenteou os integrantes com os quadrinhos e acredita ter plantado uma semente para disseminar seu trabalho na terra de Leonardo da Vinci.

DJ busca financiamento coletivo para fazer festa eletrônica gratuita

Novos projetos

Byrata já está projetando conquistar novos territórios com seu personagem. A intenção do cartunista é lançar os quadrinhos em inglês, alemão e até em japonês. Ele acha a ideia de entrar no mercado ocidental interessante, já que os japoneses são grandes consumidores de gibis e mangás. Além das novas traduções, Byrata quer inserir cores nas próximas edições de suas revistas. A ideia é lançar os livros em fascículos menores, coloridos e em outros idiomas para colecionar. Outra ambição do desenhista é voltar a produzir tirinhas diárias para publicar em seu site, nas redes sociais e em jornais da região. 

Confira onde encontrar food trucks em dias que não há evento em Santa Maria

Mestre dos quadrinhos

Em 2013, Byrata foi reconhecido com a honraria de Mestre dos Quadrinhos Nacionais pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas (AQC) de São Paulo. Na ocasião, o santa-mariense recebeu o Troféu Ângelo Augustini, conferido a pessoas que têm mais de 30 anos dedicados aos quadrinhos. Nomes como Maurício de Souza já foram contemplados com a mesma distinção.

Serviço
Xiru e i Dinossauri

Autor – Byrataz
Editora – Rio das Letras
Quanto – R$ 15 a R$ 20 (cada)
À venda na Livraria da Mente, Athena Livraria, Cesma e na Banca da Rodoviária

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVocê sabe como cuidar do seu pet no inverno? Veja dicas de especialistas https://t.co/EdZSfFk15C https://t.co/MI0SwAKIzRhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMO que você vai almoçar neste domingo? Confira 6 opções de almoços em Santa Maria https://t.co/h765StDBXa https://t.co/gYmj2d6Kkxhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros