Treze: O Palco da Cultura vai selecionar 21 projetos neste ano - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Cultura22/02/2017 | 14h01Atualizada em 22/02/2017 | 14h01

Treze: O Palco da Cultura vai selecionar 21 projetos neste ano

Inscrições começam no dia 3 de março no Theatro Treze de Maio

Treze: O Palco da Cultura vai selecionar 21 projetos neste ano Divulgação / Divulgação/Divulgação
Alguns dos projetos que foram selecionados em 2016 Foto: Divulgação / Divulgação / Divulgação

O projeto Treze O Palco da Cultura lançou novo edital. Esse ano, a iniciativa vai selecionar 21 novos projetos culturais para subir ao palco mais tradicional de Santa Maria. As inscrições começam no dia 3 de março e seguem até dia 15, no período da tarde, no Theatro Treze de Maio.

Projeto AconteSer leva arte para crianças da periferia de Santa Maria 

Podem se inscrever produções inéditas de artistas, grupos, coletivos ou companhias de Santa Maria com projetos em teatro, dança, música, literatura, humor e circo. As produções selecionadas terão direito a isenção de uma taxa de locação e receberão, integralmente, a bilheteria arrecadada no seu respectivo espetáculo.

Grupo de colecionadores se reúne diariamente para trocar figurinhas

A atriz Janaina Castaldello, 24 anos, acredita que ter acesso a esse espaço sagrado é algo incrível, e que se apresentar no Theatro Treze de Maio dá maior visibilidade para o artista. Ela aproveitou a oportunidade no ano passado e seu espetáculo, o monólogo Como Se Nada Fosse foi um dos selecionados pelo Treze: O Palco da Cultura.

Foto: Anderson Martins / Divulgação

_ Com o valor arrecadado na bilheteria, eu consegui pagar todos os outros artistas que trabalharam e fizeram o espetáculo acontecer. Apesar de ser um monólogo, havia mais três pessoas essenciais para que eu pudesse entrar em cena. Profissionais com funções bem específicas e que desenvolveram seus trabalhos com qualidade. Apoiar artistas locais é essencial para engrandecer a cultura da cidade  – reconhece a atriz.

Quem são as novas vozes do sertanejo de Santa Maria

Mesmo utilizando o valor de arrecadação para custear seu trabalho, Janaina fez questão de manter os preços populares para o público. As entradas custaram entre R$ 10 e R$ 20: – Era um valor acessível para que a população tivesse a oportunidade de experenciar o teatro e o que ele pode causar. Afinal, não existe teatro sem público.

Desafio criativo

Liberdade para criar. Para Márcio ¿Kbecinha¿ Tolio, 34 anos, esse é o grande diferencial do Treze: O Palco da Cultura. Há dois anos, o músico, educador e produtor cultural responsável pelo projeto Atoque viu seu Especial Olodum aprovado no edital. Ano passado, o projeto selecionado foi O Mapa do Brasil.

Jornalista Marcelo Canellas é o patrono da Feira do Livro 

– O edital te desafia a pensar e a desenvolver algo criativo e inédito, já que uma das clausulas é não repetir espetáculos. Isso oportuniza uma produção criativa constante. Como os selecionados não têm de arcar com o custo do aluguel do teatro, a criação não precisa ser tão apelativa no contexto comercial da produção. Isso te deixa mais livre para produzir coisas diferentes, inéditas que é um dos propósitos do projeto _ acredita.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM#opinião: Re-existir, entregar-se e não se entregar https://t.co/VuTnp0Fs6m https://t.co/9dz9qTMVbRhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEscolas têm até novembro para avaliar alunos do programa Mais Educação https://t.co/MGY9g1T9DR https://t.co/0chyf4MhrChá 7 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros