Quem faz cultura em Santa Maria fala no que a cidade pode avançar - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Cultura04/02/2017 | 16h00Atualizada em 05/02/2017 | 13h12

Quem faz cultura em Santa Maria fala no que a cidade pode avançar

Produtores culturais e artistas falam sobre as carências e pontos positivos do cenário local

Quem faz cultura em Santa Maria fala no que a cidade pode avançar Ilustração: Paulo Chagas/Ilustração: Paulo Chagas
Foto: Ilustração: Paulo Chagas / Ilustração: Paulo Chagas

Cidade universitária, celeiro de talentos de diferentes artes, polo de atividades artísticas e palco de grandes eventos como a Feira do Livro, Tertúlia Nativista, Santa Maria em Dança e Natal do Coração. Santa Maria carrega o título de Cidade Cultura, apesar de o status ser frequentemente questionado por parte da população.Para promover um debate sobre o cenário atual, desde a edição de quarta-feira, dia 1º, o Diário vem abordando o tema ¿cultura¿ em suas páginas. 

Uma secretária motivada por novos desafios

A primeira matéria apresentou o perfil da atual Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, que contou sua trajetória política e cultural e revelou suas motivações para atuar na área.A partir de quinta-feira, tratamos de assuntos que são alguns dos desafios que o novo governo deverá enfrentar. Atualizamos a situação da Casa de Cultura, que está de portas fechadas há mais de um ano e que terá seu destino traçado nesta terça-feira, dia 7, após reunião da secretária com os conveniados ao projeto de reestruturação do local.

Reunião deve definir destino da Casa de Cultura de Santa Maria

Na sexta-feira, abordamos as obras do Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti, o Bombril, que, segundo moradores do Parque Itaimbé, foi invadido e ocupado.E, nesta edição, convidamos alguns produtores culturais atuantes na cidade para falar sobre as principais carências culturais de Santa Maria, em suas áreas de atuação.

Uma nova (e inesperada) utilidade para o Bombril

Se, de um lado, a prefeitura e a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer garantem que estão de braços abertos para apoiar os agentes culturais, independentemente de ter ou não ter verba, do outro lado, existem produtores culturais ativos e com prática para apontar quais suas principais dificuldades em diferentes áreas de atuação.

Confira os selecionados para expor em espaços da prefeitura

Apesar da boa vontade de ambos os lados, é preciso reconhecer as carências e deficiências da Cidade Cultura. Segundo Rose Carneiro, da Chilli Produções Culturais, os produtores da cidade têm uma característica positiva em comum: não são acomodados. – Estamos sempre em busca de melhorias. Temos de melhorar nossos equipamentos culturais, como, por exemplo, o Theatro Treze de Maio, que figura entre os melhores do país e que precisa substituir as poltronas e o carpete, desgastados pelo uso – ressalta.

Mas, também se destacam alguns pontos positivos, como ressalta Leonardo 
Gadea, produtor cultural.
– Como público me sinto recheado de boas opções, sigo veículos diversificados, logo busco o que acontece além do meu bairro¿

Conheça a opinião de nove artistas e promotores de cultura de Santa Maria sobre o que a cidade ainda precisa avançar.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVocê sabe como cuidar do seu pet no inverno? Veja dicas de especialistas https://t.co/EdZSfFk15C https://t.co/MI0SwAKIzRhá 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMO que você vai almoçar neste domingo? Confira 6 opções de almoços em Santa Maria https://t.co/h765StDBXa https://t.co/gYmj2d6Kkxhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros