Masm vai reabrir para exposições - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Artes visuais02/02/2017 | 09h00Atualizada em 02/02/2017 | 13h28

Masm vai reabrir para exposições

Museu de Arte de Santa Maria vai abrir acervo para exposição após troca do piso, prevista para meados de fevereiro

Masm vai reabrir para exposições reprodução/divulgação
Primeira exposição após final das obras devem contar com gravuras de mestres como Xico Stockinger Foto: reprodução / divulgação

Uma boa notícia para os amantes das artes visuais: o Museu de Artes de Santa Maria (Masm) deve voltar à ativa em março. Quem dá a boa nova é o diretor do museu, Marcio Flores. 

A ideia é reabrir com peças do acervo da casa, mais especificamente uma exposição de gravuras do artista plástico Xico Stockinger e de outros grandes mestres gravuristas. Além disso, Flores também pensa no projeto de ação educativa.

– O museu receberá visitas de escolas da cidade e as crianças poderão desfrutar de oficinas, aprendendo técnicas que remetam a gravura e palestras com artistas gravuristas – projeta o diretor.

Artistas de Santa Maria participam de encontro de escultores no Uruguai

Show de Ney Matogrosso em Santa Maria está em fase de negociação

A expectativa do diretor abre um novo horizonte para um dos mais respeitados espaços de arte de Santa Maria. Em outubro de 2015, uma tempestade destruiu parte do telhado do museu. A demora para efetivar os reparos acabou por danificar o piso de taboão – que, em parte empenou e, em outra, apodreceu. 

Mas, conforme Flores, a expectativa é que a troca do piso, que será substituído por porcelanato, seja finalizada até o próximo dia 16. Com a obra concluída, a abertura da nova exposição será encaminhada.

Márcio Flores é diretor do Masm desde 2008 Foto: Germano Rorato / Especial

Formado em Artes Visuais pela UFSM, Márcio Flores é diretor do Masm desde 2008. No período, o museu recebeu mais de 100 exposições. Entre elas, o diretor destaca, com carinho, uma mostra de Ana Barros, de 2011, sobre nanotecnologia, com obras interativas. Ele valoriza também uma exposição de obras de Iberê Camargo, que rendeu ações educativas sobre o artista de Restinga Seca.

– Me emociono ao lembrar de uma mulher que veio com o filho pequeno para visitar a exposição. Ela disse que era de Restinga Seca e queria mostrar para o menino a arte de seu conterrâneo.

Marta Zanella garante que não haverá retrocesso apesar da falta de recursos

A exposição Orixás, de 2015, foi outro destaque na avaliação do diretor. A mostra, recheada de santos de religiões africanas resultou numa inesperada interatividade com os visitantes.

– As pessoas deixavam bilhetinhos nas peças. Eram pedidos. Achei muito bonito – comenta.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Em clássico regional, São Gabriel vence o Inter-SM por 3 a 2 na Divisão de Acesso: https://t.co/txARCoholV @diariosm https…há 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers aplica novo placar elástico e assume a liderança do Gauchão: https://t.co/IHnY2e96Cu @diariosm @smsoldiers https:…há 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros