Mais um 27 de janeiro - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião01/02/2017 | 13h30Atualizada em 01/02/2017 | 14h29

Mais um 27 de janeiro

Colunista do site na temática Sociedade, Maria Rita Py Dutra fala sobre a urgência em abraçarmos pais e familiares da boate Kiss

Ao completar quatro anos da tragédia da Kiss, a cidade de Santa Maria tem pela frente alguns desafios para pensar o seu futuro. No primeiro ano, houve um envolvimento da comunidade, que, gradativamente, iniciou seu afastamento, recobrando compromissos cotidianos, abandonando de certa forma a  Associação dos Familiares e Vítimas da Tragédia de Santa Maria, que dava conta de suas finalidades.

Foto: fernanda ramos / especial

Ao nos afastarmos, arriscávamos  justificativas. Nosso erro foi tentar dar prazo para uma mãe chorar a morte do filho. Nosso erro foi decidir calar pais enlutados ao afirmar: "chega, deixem eles descansar!" O que é isso? Passamos ver a tragédia pelo viés das crenças e fé por nós professadas (o que não deixa de ser válido), mas é  "uma verdade privada". 

Outras falhas foram o não reconhecimento das responsabilidades dos entes públicos, a tentativa de silenciamento de familiares, alegar que "a cidade precisa voltar a crescer", anunciar que "vamos virar a página"...  

Quem são os colunistas que estreiam no site do Diário

Estamos em tempos de anúncios. Queremos dizer às Mães e aos Pais de Janeiro que um imenso sentimento de indignação e solidariedade nos envolve e desejamos contribuir na reconstrução de uma nova cidade, que não nega a dor, mas busca saídas.

Nossa proposta é muito simples: cada internauta que teve amigos entre as vítimas, publica a foto dele com uma pequena narrativa, sobre a forma como se lembra dele. Estaremos, carinhosamente, homenageando nossos queridos, que certamente gostarão.   

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMLotes de anticoncepcional são suspensos https://t.co/bqLPF75r3L https://t.co/sDHCvMW5aKhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPersonagens e comidas de Silveira Martins https://t.co/LuBDiV7huI https://t.co/my5G6tAOUchá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros