Fotógrafo reconhecido por ensaios sensuais busca novos desafios no Rio de Janeiro - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Fotografia08/02/2017 | 09h13Atualizada em 08/02/2017 | 09h33

Fotógrafo reconhecido por ensaios sensuais busca novos desafios no Rio de Janeiro

Veja a galeria de fotos de Rodrigo Ricordi, o Kareka

Fotógrafo reconhecido por ensaios sensuais busca novos desafios no Rio de Janeiro Rodrigo Ricordi/Divulgação
Foto: Rodrigo Ricordi / Divulgação

Quando Rodrigo Ricordi, popularmente conhecido como Kareka, 33 anos, começou a fotografar, não tinha ambição de largar sua profissão por formação, o jornalismo. Mas, em 2017, ele optou por abandonar a vida de repórter e assessor de imprensa para se dedicar, exclusivamente, à fotografia.

Uma das motivações foi o reconhecimento do público pelo trabalho. Em especial, ao projeto em que ele retrata mulheres na intimidade, em nu total ou parcial, mostrando que a sensualidade feminina independe de padrões estéticos. 

Projeto sociocultural da Pallotti abre inscrições em Santa Maria

Também pesou para a decisão, o tempo e o dinheiro.

– Aproveito melhor o meu tempo produzindo e fotografando. E o retorno financeiro também é mais atraente – resume Ricordi.

A demanda é tanta que, em pouco mais de dois anos, mais de 140 mulheres já posaram para suas lentes em Santa Maria. Mas a partir do dia 20 de fevereiro, ele vai de mala, câmera fotográfica e cuia para o Rio de Janeiro. A ideia surgiu em setembro do ano passado, quando ele visitou a Cidade Maravilhosa, e acabou fazendo alguns trabalhos por lá. Entre eles, o videoclipe da música Como Fosse um Passarinho, da cantora santa-mariense Paola Mattos. 

O desafio agora é encarar novos ares e cativar novas pessoas com o seu trabalho.

– O projeto de foto deu muito certo aqui, eu fotografo todos os dias. Não sei se é uma proposta diferente, mas eu consegui criar uma boa clientela, interessada em fotografar comigo. Mas quero dar uma volta. Arejar um pouco e conhecer novos lugares. Aí, resolvemos, e eu e a Carol (a atriz Carol Reichert), minha namorada, ir para o Rio de Janeiro – diz Ricordi.

Amigos para dar força

Confiante, ele vai contar com a ajuda de amigos santa-marienses que já moram na capital carioca para dar os primeiros passos em terras fluminenses. Entre eles, a atriz Loiuse Clós:

– O mercado fotográfico no Rio é superamplo. Tem muita gente interessada em fazer fotos, além, claro, das paisagens que propiciam e impulsionam isso. Na última vinda dele ao Rio, fizemos um ensaio que despertou interesse em muitas amigas. No que eu puder, vou ajudar.

Muitos (e bons) motivos para ir ao cinema em Santa Maria esta semana

A estudante de Educação Fisica Juliana Ribeiro Licht, 28 anos, aproveitou os últimos dias de trabalho de Ricordi em Santa Maria para fazer seu ensaio. Ela conta que ficou cativada com o trabalho dele, pois, além de quebrar tabus, seu olhar fotográfico suaviza a tensão que as pessoas, geralmente, encaram esse estilo de foto. Ela compara as fotos a telas.

– Preciso enfatizar a naturalidade expressada nas fotos. Principalmente hoje, na era do Photoshop, em que as pessoas se perdem atrás de filtros. O trabalho dele devolve essa identidade perdida. Nos faz enxergar como realmente somos e traz de volta a autoestima adormecida nas mulheres – acredita Juliana.

Quem faz cultura em Santa Maria fala no que a cidade pode avançar

Quem quiser garantir seu ensaio, terá de tentar um espaço na concorrida agenda do fotógrafo. Quem não conseguir, poderá aguardar suas próximas visitas a Santa Maria. Ele pretende retornar para rever a família, amigos e, claro, mais cliques.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: visite o novo centro de eventos da UFSM sem sair de casa https://t.co/YWDXsZRyHS https://t.co/Jk0OvoWsdthá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMInscrições para Vestibular de Inverno da Unifra encerram nesta segunda-feira https://t.co/QO4tTDtAXZ https://t.co/D97xwyYjHFhá 2 diasRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros