Cabeleireiro santa-mariense faz atendimento gratuito a crianças e adolescentes de entidades sociais - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Com a palavra09/02/2017 | 10h32Atualizada em 09/02/2017 | 15h15

Cabeleireiro santa-mariense faz atendimento gratuito a crianças e adolescentes de entidades sociais

Confira uma entrevista com o cabeleireiro Raphael Klaus, que usa seus dias de folga para atender, de graça, a frequentadores de entidades sociais

Cabeleireiro santa-mariense faz atendimento gratuito a crianças e adolescentes de entidades sociais Gabriel Haesbaert/DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / DSM

Ajudar a melhorar a autoestima de meninos e meninas carentes motiva o cabeleireiro Raphael Klaus a visitar entidades sociais como a Escola Pão dos Pobres e o projeto Nações em Ação. Seu dia de folga, a segunda-feira, é dedicado a embelezar a criançada. O trabalho voluntário e totalmente gratuito já está agregando outros profissionais.

Diário – Como você descreve sua profissão? 

Raphael – Eu sou cabeleireiro formado há quatro anos e não me imagino em outra profissão. O que mais me apaixona é a oportunidade de trabalhar com crianças, algo que já faço há muito tempo. Gosto de usar roupas coloridas, brincar com eles e registrar o ¿grande dia¿ do primeiro corte de cabelo.

Diário – Você tem um jeito muito especial com os clientes mirins. Como se prepara para atendê-los?

Raphael – Temos o cuidado em entreter os pequenos com brinquedos, games, mesa de pintura e bonecos de personagens famosos na hora do corte de cabelo. Para a criança, a palavra corte está associada a uma perda ou a algo que machuca. Então, a gente se preocupa em deixá-los tranquilos. Quando terminamos, eles já não querem ir embora.

Projeto sociocultural da Pallotti abre inscrições em Santa Maria

Diário – Como você se divide entre o trabalho e o voluntariado?

Raphael – Atendo de 15 a 20 clientes por dia de terça a sábado no salão. Às segundas-feiras, me dedico a atender crianças carentes. Para isso, disponibilizo a minha agenda para as instituições de Santa Maria que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Tudo começou quando eu era aluno no curso de cabeleireiro e, para praticar, atendia em algumas escolas. Depois de formado, senti falta de fazer algo além do trabalho remunerado. Então, procurei algumas entidades e me coloquei à disposição de cortar o cabelo dos alunos.

Foto: Gabriel Haesbaert / DSM

Diário – Você faz este trabalho sozinho?

Raphael – As escolas e outras instituições passaram a me chamar. Organizei um pequeno grupo de amigos voluntários e passamos a atender todas as segundas-feiras. Isso é uma alegria para nós. Sempre fico emocionado quando falo disso. É gratificante melhorar a autoestima dos pequenos.

Diário – De onde veio a motivação para o trabalho social?

Raphael – Sempre gostei de ajudar os outros, mas foi na inocência e no carinho das crianças que encontrei motivação. Elas nunca querem nada em troca. Além de cabeleireiro, sou terapeuta holístico e pretendo cursar Psicologia. Não para largar a profissão de cabeleireiro, mas para agregar no que faço. Quando as instituições me chamam, vou com alegria, mas gostaria de fazer muito mais.

10 filmes do Netflix para aproveitar os últimos dias de férias

Diário – Você adotou Santa Maria para viver. Você sente que pode fazer mais pela cidade?

Raphael – Com certeza. Eu amo viver aqui e sinto que posso contribuir para melhorar a sociedade. Tenho um sonho: ter uma Kombi equipada com um salão móvel para cortar o cabelo de moradores de rua, recicladores e crianças de bairros carentes, principalmente o primeiro corte de cabelo dos bebês. Cada um de nós tem um pouco de amor para dar. Não podemos perder isso! 

(Luisa Neves/Especial)


CONTATO

Entidades que trabalham com crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade social interessadas em agendar uma visita podem ligar para o telefone (55) 99110-5308.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRenato Mirailh: há mais de 30 anos nos palcos santa-marienses https://t.co/EJW8pNL2sF https://t.co/Gj4SKJPLNphá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltantes amarram casal de agricultores e fogem levando dinheiro e um carro https://t.co/bp0ydKBG8p https://t.co/A7KW3xj4gOhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros