Artistas de Santa Maria participam de encontro de escultores no Uruguai - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Arte na areia01/02/2017 | 10h59Atualizada em 01/02/2017 | 10h59

Artistas de Santa Maria participam de encontro de escultores no Uruguai

Catiuscia Dotto e Roberto Chagas representaram a cidade no 4º Encontro de Escultura en Areia, realizado em Marindia

Artistas de Santa Maria participam de encontro de escultores no Uruguai Catiuscia Dotto/Arquivo pessoal
Foto: Catiuscia Dotto / Arquivo pessoal

Os escultores Catiuscia Dotto e Roberto Chagas representaram Santa Maria no 4º Encontro de Escultura en Areia, realizado em Marindia, cidade próxima a Montevidéu, no Uruguai. Foi a primeira vez que eles tiveram areia como matéria-prima para suas obras.

– Foi um novo desafio (trabalhar com areia). Embora pareça uma brincadeira, a instabilidade do material torna o trabalho algo bem complexo. As esculturas chegam a durar 10 dias, dependendo do clima – conta Catiuscia.

Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Em conjunto com os artistas uruguaios Oscar Umpierrez e Gissella Garcia, eles produziram uma escultura que critica o capitalismo.

– A ideia é pensar em todas as situações de exploração provocadas pela ambição, situação que vivemos na America Latina – diz a artista, acrescentando que a crítica é dirigida especialmente ao capitalismo norte-americano.

Show de Ney Matogrosso em Santa Maria está em fase de negociação

Marta Zanella garante que não haverá retrocesso apesar da falta de recursos

Durante o evento, realizado entre 26 e 29 de janeiro, o casal respondeu a várias perguntas sobre o Simpósio Internacional de Escultores Santa Maria. Organizado pelo coletivo Arte Pública, da qual Catiuscia e Roberto fazem parte, o evento teve sua edição passada cancelada por falta de verbas.

– Aqui no Uruguai, o evento de Santa Maria já é muito reconhecido – comenta a escultora.

Após a participação no evento, os santa-marienses partiram para alguns dias de férias no litoral uruguaio. O retorno para Santa Maria está previsto para o próximo final de semana.

Foto: Catiuscia Dotto / Arquivo pessoal


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Wolmar Heringer será o próximo presidente do Riograndense: https://t.co/NKUmolP7Lh https://t.co/KdclB8GTw2há 2 diasRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMotociclista morre ao ultrapassar em local proibido da BR-290 https://t.co/zfVfaEyH5K #rosáriodosul https://t.co/xYKzb97Xdyhá 3 diasRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros