Cronistas do Diário: A gota d¿água e o grão de areia, por José Otávio Binato - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião22/01/2017 | 16h41Atualizada em 22/01/2017 | 16h41

Cronistas do Diário: A gota d¿água e o grão de areia, por José Otávio Binato

Cronistas do Diário: A gota d¿água e o grão de areia, por José Otávio Binato Arte Rafael Guerra / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Arte Rafael Guerra / Agência RBS / Agência RBS
José Otávio Binato

josebinato@terra.com.br

Quando fazemos uma faxina em casa, normalmente fazemos a maior bagunça, mas o resultado final sempre nos deixa cansados, porém, felizes. Tudo limpo, arrumado, no lugar certo. É uma maravilha! Então porque é tão difícil arrumar nossa casa mental?

Organizar nossas emoções, entender nossos sentimentos, conhecer-se melhor ainda são desafios para cada um de nós. Muitas vezes, precisaremos pedir ajuda, e os profissionais da saúde mental estão aí para nos auxiliar nessa caminhada. Na maioria das vezes, estaremos diante de nós mesmos, percebendo nossas dificuldades ou nossas coisas boas.

Arrumar a casa dentro de um conceito ético-moral é transformar nossa sombra em uma luz que permita continuarmos nossa evolução espiritual como seres humanos. É viver no mundo sem que os outros nos imponham seus próprios padrões de pensamento e de comportamento. Não só decidir ser melhor, mas também todos os dias realizar pequenas, mas significativas, mudanças.

Leia mais textos dos cronistas do Diário  

Deixo alguns objetivos que podem ser alcançados pela intenção de mudar e pela coragem de iniciar. Alegria, desapego, sabedoria, paciência, afetividade, autoconhecimento, respeito, liberdade, lucidez, naturalidade, humildade, compaixão, coragem, compreensão, individualidade, segurança, renovação, criatividade, perdão, amor, generosidade e aceitação são algumas qualidades positivas que podem ser buscadas a cada dia. 

Enquanto não podemos arrumar toda a casa, quem sabe possamos ficar em uma peça? Quem sabe um móvel de cada vez? Mude para você!

Os outros têm dificuldades de perceber teu esforço em vencer tuas más inclinações. Não se magoe nem se diminua. Sinta a plenitude de ter conseguido vencer a si mesmo. Uma gota d¿água tem de sentir a sua importância diante da imensidão do oceano, assim como o grão de areia é fundamental para o deserto imenso.

Você é muito importante para o Universo de Deus. Comece hoje! Muita paz neste fim de semana!

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Decisivo na temporada, kicker do Soldiers comemora boa fase: "O time passa confiança": https://t.co/Rcgb0WoYBI @diariosm…há 16 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMDois são presos em operação contra o tráfico perto de escolas em Santa Maria https://t.co/muCVlQ259V https://t.co/9RJ3fLXeDMhá 19 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros