Orquestra de Brinquedos faz show em Santa Maria nesta quinta-feira - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Música13/12/2016 | 20h30Atualizada em 14/12/2016 | 11h27

Orquestra de Brinquedos faz show em Santa Maria nesta quinta-feira

Espetáculo especial de Natal será na Praça Saldanha Marinho

Orquestra de Brinquedos faz show em Santa Maria nesta quinta-feira Raul Krebs/Divulgação
Foto: Raul Krebs / Divulgação

O que eles fazem não é brincadeira! Musicar com intensidade e qualidade clássicos eruditos, do pop e do folclore, usando instrumentos feitos para criança é um desafio. Mas a Orquestra de Brinquedos, que apresenta seu espetáculo amanhã, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, tira de letra a missão e encanta pequenos e adultos por onde passa. 

Irmãos Ramil se apresentam com Orquestra da Ulbra em Santa Maria

Apesar de ser pura diversão para quem assiste, fazer virar realidade um espetáculo como esse exige dedicação e muita seriedade dos envolvidos. Para dar vida à ideia, que surgiu durante um passeio de um dos integrantes por uma loja de instrumentos musicais, foi necessário imergir em um processo criativo e de ensaios sem precedentes para os artistas envolvidos. A natureza do trabalho é tão particular, que até existe uma orquestra reserva, com músicos ensaiados e com seus figurinos produzidos para assumir prontamente o posto de soldadinho caso algum dos integrantes do time titular tenha de se ausentar.

– Nosso processo criativo foi muito complexo. Cada um dos cinco músicos toca seu brinquedo, mas é como se fosse um instrumento único. É como se fosse um piano sendo tocado a 10 mãos. Se uma mão erra, compromete todo o resto. Por isso, a gente ensaiou muito. A gente ensaiou tanto que hoje consegue fazer, literalmente, de olhos fechados – conta Yanto Laitano, integrante, idealizador e diretor musical da orquestra.

10 dicas para aproveitar a quarta-feira em Santa Maria

Na apresentação de amanhã, um especial de Natal, a turma vai tocar os clássicos, que vão de composições de Heitor Villa-Lobos e Bethoven, passam por músicas folclóricas e chegam ao pop dos Beatles, por exemplo. O diferencial, desta vez, fica por conta de canções natalinas. 

– A escolha do repertório também é bem delicada. A gente costuma valorizar músicas do folclore. Evitamos algumas coisas muito batidas e preferimos os que as crianças conhecem desde pequenas, como Marcha Soldado e Alecrim. E, desta vez, também vamos tocar músicas de Natal, como Jingle Bells. O incrível de tudo isso é que é música instrumental, quem canta é o público, são as crianças. No final, os soldadinhos cantam, no máximo, um "lá lá lá" – adianta Laitano.

Banda Roupa Nova faz show em Santa Maria nesta quarta-feira


O espetáculo começa e termina com um cortejo, que chama a atenção de gente de todas as idades, o que, garante Laitano, deixa os músicos ainda mais felizes com o resultado do trabalho:

– A gente adora tocar para as crianças. Mas para famílias inteiras é mais legal. Porque, quando os adultos vão, a troca é maior. Eles acabam orientando as crianças sobre quais são as músicas, explicam para elas o que a gente está fazendo. As crianças ficam vidradas, mas quem se emociona são os adultos.

Canção vencedora da Tertúlia foi inspirada no diálogo de pai e filha

Laitano não adianta onde e como, mas diz que, para o ano que vem, a turma vai entregar um presente legal para o público: um DVD. Até lá, dá para ir apreciando o trabalho durante as apresentações do grupo que está em turnê pelo Estado. Ontem, eles se apresentaram em Vera Cruz, hoje, estão em Santa Cruz do Sul e, amanhã, em Agudo. 

O show, que está marcado para as 19h, é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) Santa Maria.

Orquestra de Brinquedos
Com: Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom)
Quando: nesta quinta-feira, às 19h
Onde: Praça Saldanha Marinho
Quanto: de graça

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBurmann vai continuar no comando da UFSM #EleicoesUFSM2017há 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @UFSM_oficial: Resultado oficial das #EleiçõesUFSM2017: Professor Paulo Afonso Burmann é reeleito para o cargo de reitor da #UFSM! https…há 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros