Grupo de Dança da UFSM apresenta espetáculo FeridaCalo nesta terça-feira - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Cultura05/12/2016 | 09h39Atualizada em 05/12/2016 | 09h39

Grupo de Dança da UFSM apresenta espetáculo FeridaCalo nesta terça-feira

Apresentação, que tem como inspiração a artista Frida Kahlo, será no Largo da Biblioteca Central

Grupo de Dança da UFSM apresenta espetáculo FeridaCalo nesta terça-feira Joana C. Günther/divulgação
Foto: Joana C. Günther / divulgação

O largo da Biblioteca Central da UFSM vai se encher de cores, de sons e de movimentos tipicamente latinos. E a musa inspiradora de um espetáculo intenso e surpreendente é um personagem não menos intenso e surpreendente: Frida Kahlo. O espetáculo FeridaCalo estreia amanhã, às 20h30min. E, para quem não puder aplaudir os dançarinos dessa vez, uma segunda oportunidade estará à disposição em 13 de dezembro, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm).

A relevância de Frida para a arte, a atuação política marcante e a referência que foi (e ainda é) em questões de gênero e sexualidade direcionaram a turma do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (Liccda) a trabalhar com a obra da artista.

Campanha busca R$ 65 mil para reforma da sede do Museu Treze de Maio 

– Diferentemente de outras artistas, Frida pintava as próprias experiências. E foi uma referência em arte e militância, foi professora de artes e tinha uma pedagogia peculiar. A partir disso, cada bailarino foi convidado a escolher uma obra de Frida com a qual se identificasse e a explicar sua relação individual com essas imagens. O desafio era responder com movimento, e não com fala. Como temos bailarinos de dança de rua, balé clássico, dança tradicional, ficou comigo a missão de editar, colar e potencializar esses movimentos – explica Odailso Berté, professor do Curso de Licenciatura em Dança da UFSM, coordenador do Liccda, coreógrafo e diretor do espetáculo.

Ainda conforme o professor, com os figurinos assinados pelo estilista João Dalla Rosa Júnior, do Rio de Janeiro, a proposta ficou completa. Cada uma das vestimentas, garante o diretor, dialoga com cada um dos movimentos executados pelos bailarinos do elenco.

– Nossa apresentação não traz uma história linear, não conta como a Frida nasceu, o que aconteceu com ela. O que temos são os afetos dos bailarinos em relação a Frida, temos imagens provocativas para que o público faça sua própria leitura. O espetáculo é dividido em três quadros, que pintamos em forma de movimento, com um entrelaçamento bem bacana. Estamos ansiosos pela estreia, pela diferença no histórico da tradição da dança que estamos propondo – antecipa o professor.

Cantora Nandara Antunes lança primeiro single do projeto Breve

E, por falar em música, FeridaCalo tem trilha sonora de primeira, com uma interpretação particular de Deborah Rosa para o clássico Sangue Latino, que será reproduzida na apresentação. Também fazem parte do repertório nomes como Dante Ramon Ledesma, Beth Carvalho e Mercedes Sosa, entre outros.

A apresentação é ao ar livre e de graça. Em caso de chuva, será no Auditório do Complexo Didático e Artístico da UFSM, no prédio anexo ao Centro de Educação Física. Os intérpretes criadores são Ana Caroline Maivald, Crystian Castro, Djenifer Nascimento, Helder Machado, Jaqueline Molossi, Juliane Costa, Naylana Ferreira e Berté, que também assina a identidade visual com Wolney Fernandes. A iluminação é de Djefri Ramon, e a execução do projeto de figurino é assinada por Cleuza Fillipetto. Na equipe de produção, estão Ariadne Paz, Julia Biazzi e Vanessa Fredrich.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVai torcer pelo @Gremio amanhã? Em casa ou na Arena, poste sua foto com #gremistasnodiário 🔵⚪⚫há 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMãe de três crianças ganha trigêmeos e precisa de doações https://t.co/6JkbkFrcsy https://t.co/fAa1qRrTEihá 5 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros