Espetáculo de teatro de grupo santa-mariense explica o que o amor não é - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Arte07/12/2016 | 20h05Atualizada em 08/12/2016 | 15h07

Espetáculo de teatro de grupo santa-mariense explica o que o amor não é

Amores aos Montes, do Teatro Por Que Não?, estreia nesta sexta-feira

Espetáculo de teatro de grupo santa-mariense explica o que o amor não é Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Vinicius de Moraes definiu como "imortal, posto que é chama". Zezé Di Camargo e Luciano juram que mexe com a cabeça e deixa assim. Roberto Carlos, com palavras, não sabe dizê-lo. E, para o Molejo, era só cilada. Ele, o amor, foi tema desses e de muitos outros que tentaram explicá-lo e traduzi-lo à exaustão. E foi a isso que também se propôs a turma do Teatro Por Que Não?, de Santa Maria. Mas, diante da impossibilidade de uma resposta precisa e concreta, os teatreiros optaram por seguir por um caminho diferente e explicar o que esse sentimento não é. Assim, nasceu Amores aos Montes, o mais novo espetáculo do grupo, que estreia nesta sexta-feira, no Coração do Rio Grande. 

Confira as dicas para aproveitar o feriado em Santa Maria

– Pesquisando sobre o amor, descobrimos que, desde sempre, as pessoas tentam explicar esse sentimento, mas a tarefa é bem complicada. Por isso, a ideia do espetáculo é explicar o que o amor não é. Sentimos que o ódio tem ganhado um espaço que não deveria ocupar e vimos uma oportunidade de levar amor às pessoas em um local de encontro. Não é amor na rede social, não é amor no filme. É amor na rua, na praça, aqui, no lugar onde a gente está – explica o diretor do espetáculo, Felipe Martinez. 

"Fallen" estreia no cinema de Santa Maria esta semana

Dividida em quatro blocos, a encenação, garante que o amor não é a cereja do bolo (há coisas mais importantes na vida), não é frase pronta (esqueça aquele seu clichê de efeito), não acontece só entre as pessoas (está liberado amar coisas, bichos, o que for) e não é moeda de troca (nem ouse comprar alguém com sentimentos). Toda essa teorização sobre o afeto é apresentada de forma divertida, colorida e musicada. 

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Para que o processo fosse possível, os artistas trabalharam desde o início do ano. No primeiro semestre, mergulharam na pesquisa sobre o tema e correram atrás de captar recursos – esse é o primeiro projeto do grupo, desde sua criação, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Entre junho e julho, começaram os treinamentos físicos e os ensaios das músicas, quase todas compostas em conjunto e tocadas pelos atores em cena, com a direção musical de Adriano Zuli e preparação vocal e musical de Flavia Fagundes. 

Diário realiza promoção "Junte e Pague" com caixa de som portátil resistente a umidade

– Queremos fazer um acontecimento que intervenha no espaço público para falar de amor, para sensibilizar as pessoas com a música, com o visual dos figurinos e do cenário. Optamos por um caminho estético que fosse bem chamativo, com cenas dinâmicas e aceleradas, para chamar a atenção das pessoas. E estamos ansiosos pela estreia – diz Martinez.

Chega às livrarias o livro produzido por santa-mariense que narra as aventuras de um indiozinho 

O nome Amores aos Montes faz referência aos morros que cercam o Coração do Rio Grande e são tão característicos da cidade. Fazem parte do elenco Aline Ribeiro, Anderson Martins, André Galarça, Geison Sommer, Juliet Castaldello e Luiza de Rossi. Os cenários foram produzidos pela Entalier, os paineis, por Polin Moreira, e a comunicação e a divulgação ficaram sob responsabilidade de Lucas Guillande e Gabriel Schirmer. 

As apresentações

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A estreia será às 18h, na Praça da Locomotiva. As apresentações seguintes serão no sábado, às 11h, na Praça dos Bombeiros; na segunda-feira, às 10h30min, na praça da Cohab Fernando Ferrari; em 17 de dezembro, na praça do Loteamento Cipriano da Rocha; no dia 18, na Praça do Mallet, às 18h; e no dia 19, também às 18h, na Saldanha Marinho. Todas são abertas ao público e de graça. 


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Em clássico regional, São Gabriel vence o Inter-SM por 3 a 2 na Divisão de Acesso: https://t.co/txARCoholV @diariosm https…há 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers aplica novo placar elástico e assume a liderança do Gauchão: https://t.co/IHnY2e96Cu @diariosm @smsoldiers https:…há 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros