Cineclube da Boca faz sua primeira exibição nesta quinta-feira, em Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Cinema15/12/2016 | 09h19Atualizada em 15/12/2016 | 09h19

Cineclube da Boca faz sua primeira exibição nesta quinta-feira, em Santa Maria

Espaço para discussão da Sétima Arte vai funcionar no prédio 67 da UFSM e começa apresentando Manhã Transfigurada

Cineclube da Boca faz sua primeira exibição nesta quinta-feira, em Santa Maria Cineclube da Boca/Divulgação
Foto: Cineclube da Boca / Divulgação

Santa Maria ganhou mais um espaço para apreciação e discussão da Sétima Arte. O Cineclube da Boca faz sua primeira exibição hoje, às 19h, mas já estreia mirando em um futuro que tem tudo para dar ainda mais força para o audiovisual na cidade. De acordo com Gilvan Dockhorn, um dos responsáveis pela iniciativa e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o objetivo principal do projeto é promover e resgatar a sociabilização típica desses espaços, além de oferecer sessões recorrentes e que mobilizem a convivência entre os apreciadores do cinema:

– Santa Maria tem uma tradição cineclubista, que remonta aos anos 1950, com Edmundo Cardoso. O que a gente quis foi oferecer mais um espaço alternativo, que se difere dos espaços comerciais e do que é proporcionado por eles, além de propor a fruição e o debate através do audiovisual.

Duas estreias no cinema de Santa Maria esta semana

O local escolhido para sediar as exibições é estratégico: o prédio 67 do campus de Camobi da UFSM. A ideia de desenvolver um espaço dedicado ao tema pode ser mais um passo na direção da realização de um objetivo ainda maior: a criação de um curso de graduação em cinema na instituição.

– Há um esforço histórico dentro da univerisade para garantir um curso de cinema. Já até discutimos o projeto político-pedagógico dessa graduação. Mas, o que a gente fez, nesse primeiro momento, foi organizar um espaço regular de exibição. O grupo envolvido nessa iniciativa não é composto só por professores, técnicos e estudantes da UFSM. Há pessoas de fora da instituição que percebem, assim como nós, que a universidade não tinha um espaço regular de exibição de audiovisual. Propusemos a ideia para a reitoria, que apoiou, e, a partir disso, fomos construindo coletivamente. O local deve ser melhorado em termos de infraestrutura, no ano que vem – conta Gilvan.

Orquestra de Brinquedos faz show em Santa Maria nesta quinta-feira

Ainda de acordo com o professor, o grupo avaliou dar o pontapé inicial à proposta só em 2017, em decorrência do momento de crise no país. Mas falou mais alto a ideia de ocupar o espaço público de maneira mais imediata e oferecer um encontro agradável à comunidade nesse fim de ano conturbado. 

As próximas exibições, que serão semanais, sempre às quintas, às 19h, ficarão para o ano que vem. O auditório escolhido para sediar as sessões tem lugar para 120 pessoas e, para participar, é só chegar.

Irmãos Ramil se apresentam com Orquestra da Ulbra em Santa Maria

– A ideia é que o Cineclube da Boca, que tem esse nome para homenagear a cidade, seja autogestionável, com decisões coletivas. As dinâmicas dos encontros seguem a mesma linha e serão dadas pelo público. Nossa intenção é que sempre haja alguém que trabalhou no filme presente nos encontros. Mas, quando não for possível, a ideia é que qualquer pessoa possa dar suas contribuições. Não é uma aula com um especialista falando. É um espaço de discussão – acrescenta Gilvan.

O filme que será exibido na estreia do Cineclube da Boca é Manhã Transfigurada, dirigido por Sérgio Assis Brasil (que morreu em dezembro de 2007), que também foi professor na Federal. A escolha foi uma forma de homenagear a produção audiovisual típica da cidade. 

Cronistas do Diário: Conjuntura tempestuosa, por Vitor Biasoli

O Cineclube da Boca é um projeto de extensão da UFSM, ligado ao Curso de Gestão de Turismo e conta com apoio do Centro de Artes e Letras e da Pró-Reitoria de Extensão.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMQuanto os candidatos a reitor da UFSM querem gastar na campanha https://t.co/KCNXmxah8f https://t.co/CXTC2SPKTMhá 13 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMFã de Taffarel e da escola de Victor, "paredão" Ian brilhou na classificação do Inter-SM https://t.co/olGoaR0cGw https://t.co/vMiTL1IClJhá 28 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros