Canção vencedora da Tertúlia foi inspirada no diálogo de pai e filha - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Música Nativista12/12/2016 | 19h55Atualizada em 12/12/2016 | 20h01

Canção vencedora da Tertúlia foi inspirada no diálogo de pai e filha

A canção venceu 645 composições inscritas nesta edição do festival

Canção vencedora da Tertúlia foi inspirada no diálogo de pai e filha Prefeitura de Santa Maria/Divulgação
Foto: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação

Foi das perguntas de uma menina de 6 anos para o pai que nasceu a inspiração para compor a letra da canção vencedora da 24ª Tertúlia Musical Nativista, que encerrou no domingo.
– Eu e o Emerson temos um hábito às avessas: ele faz a melodia e, depois, componho a letra. Achamos melhor assim, a música já vem com um espírito. Eu gosto muito – diz o santa-mariense Túlio Souza, pai de Sara e autor da letra de "De Filho para Pai", vencedora do Troféu Minuano.

À espera do segundo filho, para abril, o médico que reside em Uruguaiana conta que foram os questionamentos rotineiros da filha que lhe inspiraram:
– Muitas perguntas que estão na canção partiram dela. Nesta fase, são maquininhas de perguntar. Acredito que ao compor uma música nativista, temos de falar do campo, da tradição. Mas, tem de ser, acima de tudo, verdadeiro e sincero. E, neste ano, a questão família está sendo muito forte para mim – diz Souza, que escreve poemas desde os 12 anos, influenciado pelo pai, também médico e letrista.

Leia as últimas matérias sobre a 24ª Tertúlia Musical Nativista

Finalizada a canção, o autor da melodia, Emerson Martins, passou para fase seguinte:
– Escolhi o Nilton Ferreira porque achei que ele representaria melhor a figura de pai no palco – conta o músico, que mora em São Vicente do Sul e, com o irmão, integra a dupla sertaneja Arison e Emerson."De Filho para Pai" não é a primeira parceria entre os irmãos e médico. Em 2015, a milonga "Nas Varandas da Saudade" (letra Túlio Souza e música Arison Martins) foi a grande vencedora da Tertúlia. Neste ano, além dos irmãos e de Nilton, interpretaram a canção os músicos Piero Ereno e Cris Sperandir, que tiveram a parceria de Renato Silva (baixista) e Samuca do Acordeon no palco.

A canção venceu 645 composições inscritas nesta edição da Tertúlia. Do total, vinte foram selecionadas para estar no palco do festival. Ao ouvir "De Filho para Pai", não é difícil entender porque ela ficou em 1º lugar. A música fala ao coração: "Meu filho//a vida esconde suas verdades no caminho//muitas respostas tu vais ter que achar sozinho//sem esquecer de onde veio..."


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCasa de Saúde retoma serviço de partos nesta segunda-feira https://t.co/UY5RbnrZ2D https://t.co/SFP0qDHAAvhá 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMGuarda Municipal aborda carroceiro no Centro e o leva a delegacia https://t.co/xuuEtiGGyK https://t.co/dAi1oGpvbrhá 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros