Filme rodado em Santa Maria terá pré-estreia nesta sexta-feira - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Cinema17/11/2016 | 20h30Atualizada em 18/11/2016 | 08h53

Filme rodado em Santa Maria terá pré-estreia nesta sexta-feira

"Hamartia - Ventos do Destino" tem roteiro e direção do professor da UFSM Rondon de Castro

Filme rodado em Santa Maria terá pré-estreia nesta sexta-feira Estela Fonseca/Divulgação
Foto: Estela Fonseca / Divulgação

Se, para os grandes estúdios, fazer cinema é uma arte, longe das capitais e das cifras milionárias essa arte torna-se, acima de qualquer coisa, um ato de bravura. Foi o caso do longa-metragem Hamartia — Ventos do Destino, que terá uma sessão de pré-estreia sexta, às 19h30min, no auditório da Cesma.

Com roteiro e direção do professor da UFSM Rondon de Castro, o filme foi rodado em Santa Maria em 2007 e em 2010. Mas começou a ser estruturado lá em 2004, a partir de uma parceria entre o curso de Comunicação Social da UFSM e a Força Aérea Brasileira.

Foto: Lauro Alves

Com previsão de ser lançada em 2011, a produção enfrentou um problema corriqueiro para quem se aventura no difícil universo do audiovisual: a falta de recursos. Agora, anos depois, a comunidade santa-mariense terá a oportunidade de assistir, pela primeira vez, à história do Tenente Martin (Emerson Peixoto).

O militar é membro do grupo de caça da Força Aérea Brasileira. Após a morte da esposa e da depressão que o afastou dos voos, ele tenta recuperar o sentido da vida. Para isso, conta com a ajuda dos colegas de esquadrão e de Cláudia (Cândice Lorenzzoni), a médica da unidade. Pouco a pouco, o jovem oficial retorna à rotina de missões aéreas. Mas, para atingir o equilíbrio, precisa realizar uma tarefa difícil dada por uma misteriosa mulher, que o colocará em situações em que arriscará não só sua carreira, mas a própria vida. No elenco, também estão Rodrigo Veronese e Leonardo Machado.

— São mais ou menos 10 ou 12 anos de produção. E essa será a primeira vez que o filme vai ser exibido para o público. Depois dessa pré-estreia, a ideia é que se expanda para os outros locais — adianta Rondon, lembrando que a equipe contou com centenas de pessoas vindas de diferentes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Hamartia — Ventos do Destino
Quando: 18 de novembro, às 19h30min
Onde: Auditório da Cesma (Rua Prof. Braga, 55)
Classificação: Livre
Quanto: de graça (dois por pessoa, com retirada na Cesma)

Ficha técnica
Ano: 2016
Duração: 90 min
Roteiro e Direção: Rondon de Castro
Com: Emerson Peixoto, André Assman, Cândice Lorenzoni, Arlete Heringer, Rodrigo Veronese, Leonardo Machado e Lúcia Romano.
Produção Executiva: Márcio Negrini
Direção de Fotografia: Jorge Henrique Boca
Direção de Arte e Figurino: Adriana Borba
Som Direto: Gabriela Bervian
Direção de Produção: Tamara Mancuso
Montagem: Maurício Canterle
Trilha Original: Rafael Berlezi e Daniel Rosa
Finalização e Efeitos Especiais: Fernando Codevila
Facebook:/filmehamartia


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros