Exposição revisita revolta militar ocorrida em Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Mostra fotográfica25/11/2016 | 10h34Atualizada em 25/11/2016 | 10h35

Exposição revisita revolta militar ocorrida em Santa Maria

Mostra " A Revolta Militar de Santa Maria: Novembro de 1926" estará aberta à visitação até 30 de dezembro

Em 16 de novembro de 1926, Santa Maria foi palco de uma revolta liderada pelos primeiros-tenentes Alcides Gonçalves Etchegoyen, Nelson Gonçalves Etchegoyen, Heitor Lobato Valle e Iguatemi Moreira. A intenção era impedir a posse do presidente Washington Luís. Essa história é revisitada pr meio de textos e fotos na exposição itinerante A Revolta Militar de Santa Maria: Novembro de 1926.

A mostra é parte da pesquisa de Wagner Serafini dos Santos para um mestrado em Patrimônio Cultural e busca divulgar a história da revolta. No total, são expostas 41 fotos, distribuídas em 10 banners que contam como o movimento armado, nascido no Rio de Janeiro em 1922, mobilizou uma parcela do Exército Brasileiro no combate aos governos e às fraudes eleitorais do Brasil na época.

A exposição está no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria e abre para visitação até 30 de dezembro. O público pode conferir o trabalho de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVai torcer pelo @Gremio amanhã? Em casa ou na Arena, poste sua foto com #gremistasnodiário 🔵⚪⚫há 53 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMãe de três crianças ganha trigêmeos e precisa de doações https://t.co/6JkbkFrcsy https://t.co/fAa1qRrTEihá 2 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros