Debora Irion traz a exposição "Raizes" a Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Processo criativo22/11/2016 | 20h29Atualizada em 22/11/2016 | 20h29

Debora Irion traz a exposição "Raizes" a Santa Maria

Mostra estará aberta à visitação até 6 de dezembro

Debora Irion traz a exposição "Raizes" a Santa Maria Rafael Happke/Divulgação
Foto: Rafael Happke / Divulgação

Nascida em Santa Maria, Débora Irion volta a sua terra natal com a exposição individual Raízes. A mostra, que proporciona um mergulho no processo criativo da artista plástica, poderá ser visitada de amanhã até 6 de dezembro, na Câmara de Vereadores.

Formada pela UFSM em 1985, Debora passou a trabalhar exclusivamente com esculturas quando mudou-se para Gramado, em 1997. De lá para cá, consolidou seu olhar renovador sobre o conceito de arte na região serrana. A artista tem sua trajetória artística marcada pela escultura em terracota, a qual trabalha os quatro elementos da natureza: terra, ar, fogo e água. E um pouco dessas formas que vão do figurativo ao abstrato, do maciço ao vazado, poderá ser vista na sexta exposição individual da santa-mariense. A mostra, conta a artista, apresenta um resgate de sua trajetória como escultora mostrando várias fases dos seus trabalhos.

—Minhas esculturas nascem da imaginação direto para o manuseio da massa. Formato a ideia na minha mente e parto para o fazer, usando a matéria e o espaço, físico, assim nascem minhas obras. Neste primeiro ato de concentração quase indecifrável entre movimentos, matéria e observação minuciosa aliadas ao senso estético. Existe uma conversa silenciosa entre escultor e escultura — contou Debora por e-mail.

Ou seja, uma imperdível oportunidade para ver de perto o trabalho da artista reconhecida internacionalmente, que também está com exposições no Equador, na Colômbia e no Chile. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros