Cronistas do Diário: "Trump é Homo sapiens?", por Hugo Fontana - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião28/11/2016 | 06h59Atualizada em 28/11/2016 | 06h59

Cronistas do Diário: "Trump é Homo sapiens?", por Hugo Fontana

Cronistas do Diário: "Trump é Homo sapiens?", por Hugo Fontana Arte Rafael Guerra / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Arte Rafael Guerra / Agência RBS / Agência RBS
Hugo Antonio Fontana

hugofontanap@yahoo.com.br

Como sapiens que somos, sabemos que a tolerância não é nossa melhor característica. A coisa é antiga. Leio em Yuval Noah Harari (Sapiens, uma Breve História da Humanidade), conjecturas porque somos, nós, sapiens, o único grupo humano a sobreviver. Uma forte possibilidade de os neandertais, denisovanos e outras espécies humanas terem se extinguido foi pela ação do Homo sapiens. Num momento inicial, talvez os recursos naturais minguados tenham levado à violência e ao genocídio.

Saltando de milhares de anos para cá, os chamados tempos modernos, uma pequena diferença na cor da pele, a língua ou a religião podem ser motivos suficientes para levar um sapiens a eliminar o outro. Logo, segundo Harari, é bem possível que, quando os sapiens encontraram os neandertais, tenha acontecido "a primeira e mais significativa campanha de limpeza étnica da história".

Leia mais textos dos cronistas do Diário

Se não houvesse o desaparecimento das outras espécies humanas, como seria o mundo hoje? Que tipos de culturas, sistemas políticos e econômicos teríamos? Como as religiões explicariam nossa origem? Difícil responder. Nos últimos 10 mil anos, nos acostumamos a ser a única espécie humana, soberana sobre a terra. Nem sempre foi assim. Pouco antes (em termos históricos), há 30 mil anos, ocupávamos um papel secundário entre as espécies que habitavam a terra. Hoje, com a ausência de "irmãos" e "irmãs", nos sentimos como a suprema "obra da criação", separada do resto da natureza. Ainda nos ofendemos com Darwin porque ele nos lembrou que somos também animais.

O fato histórico é que, onde quer que o sapiens tenha chegado, a população nativa foi extinta. Admitindo ou não, como qualquer um de nós, Trump é, com suas delirantes propostas de governante da maior potência entre todos os continentes, Homo sapiens. Resta saber se ele manterá a escrita.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Aimoré solicita nova mudança, e estreia do Inter-SM na Divisão de Acesso deve ser antecipada: https://t.co/XMrwFS0Slb @dia…há 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Dona Francisca: agricultores colhem lavoura de arroz produzida sem uso de fungicida https://t.co/1SkNE9KDMr @diariosm https…há 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros