Com 25 anos de estrada, Ultramen reencontra público santa-mariense neste sábado - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Ultramanos: o retorno21/11/2016 | 20h30Atualizada em 21/11/2016 | 20h30

Com 25 anos de estrada, Ultramen reencontra público santa-mariense neste sábado

Show no Aruna Club terá abertura da local Guantánamo Groove

Com 25 anos de estrada, Ultramen reencontra público santa-mariense neste sábado Ricardo Lage/Divulgação
Foto: Ricardo Lage / Divulgação

Quantas bandas podem se dar ao luxo de chegar aos 25 anos de estrada com a mesma relevância do início da carreira? Difícil dizer. Mas o certo é que a Ultramen faz parte desse seleto grupo de aristas. Para comemorar suas duas décadas e meia de muito trabalho dentro do complexo e árduo universo musical brasileiro, os gaúchos resolveram por fim a um hiato que já durava oito anos. Para marcar a retomada nas atividades, o sexteto lançou o DVD + CD ao vivo Máquina do Tempo, que será apresentado em Santa Maria no próximo sábado. O reencontro com o público santa-mariense será no Aruna Club, e terá abertura da local Guantánamo Groove.

Formada em 1991, em Porto Alegre, a Ultramen lançou seu primeiro álbum sete anos depois, pelo selo independente Rock It!, do guitarrista da Legião Urbana Dado Villa-Lobos. Já em sua estreia em estúdio, o sexteto gaúcho emplacou o hit Bico de Luz, que tomou de assalto o dial das rádios gaúchas. Não demorou para que o disco projetasse a banda no cenário nacional, dividindo as atenções com nomes como Planet Hemp, O Rappa, Chico Science e Nação Zumbi, Maskavo, Mundo Livre S.A, entre outras.

Em 2000, chegou ao mercado o segundo álbum da banda, Olelê. Com uma sonoridade mais elaborada e trazendo sucessos como General, Preserve, Peleia, Compromisso e Dívida, o registro evidenciou ainda mais a mistura de black music, samba rock, reggae, rock e rap, marca registrada do sexteto. Depois, foram outros dois álbuns, além da participação no registro Acústico MTV: Bandas Gaúchas. Nesse tempo, a banda emplacou outras dezenas de sucessos como Grama Verde e Tubarãozinho, além de passar por algumas mudanças em sua formação. Em 2008, os caras anunciaram uma pausa por tempo indeterminado. Antes de dar um tempo nas atividades, no entanto, a Ultramen registrou o show de despedida no bar Opinião.

Em 2013, os integrantes da Ultramen resolveram tirar essas imagens da gaveta. Não demorou para que o vocalista Tonho Crocco entrasse em contato com os guris da produtora santa-mariense NRML Vídeos e propusesse mais uma parceria — a relação entre o músico e a produtora começou em 2010, quando produziram o clipe de Conjunto da Obra, composição da carreira solo do vocalista. Prontamente, Denis Carrion, Pablo Zambeli e Pedro Krum aceitaram o desafio de transformar aquele material em um registro — o CD reúne 19 músicas, enquanto o DVD tem 25 faixas, além da inédita Robot Baby — digno da história da Ultramen.

— Sempre achei que faltava um registro legal da banda ao vivo. Havia raros registros da Ultramen ao vivo em boa qualidade na internet. O que é um problema, porque o show sempre foi um dos pontos fortes da banda. Esse DVD é um resumo bem completo, sem dúvida. Achamos legal colocar alguma coisa nova para tranquilizar o público: nós não paramos lá em 2008. O título Máquina do tempo vem daí: a parte do show remete ao passado, mas Robot Baby também está lá para lembrar que estamos vivendo o presente — contou o baixista Pedro Porto à Zero Hora, à época do lançamento.

Agora, o público santa-mariense terá a imperdível oportunidade de experimentar, mais uma vez, toda a energia de uma das mais cultuadas representantes da música feita nos pampas.

Ultramen

Com: Tonho Crocco (vocal), Malásia (percussão), DJ Anderson (scratches), Pedro Porto (baixo), Zé Darcy (bateria) e Leonardo Boff (teclado)

Quando: sábado, às 23h

Onde: Aruna Club (Av. Walter Jobim, 300)

Quanto: R$ 30. À venda nas lojas Sarah Concept (Calçadão e Royal Plaza Shopping) e pelo polvotickets.com.br.

Informações: (55) 99955-6807

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 16 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUnifra divulga lista dos aprovados no vestibular de verão https://t.co/J6BjeNK1wH https://t.co/NWdLGjWcajhá 36 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros