Banda Litoral Mente, de Santa Maria, lança seu primeiro EP  - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Música21/11/2016 | 07h32Atualizada em 21/11/2016 | 07h32

Banda Litoral Mente, de Santa Maria, lança seu primeiro EP 

Disco tem belas ilustrações feitas pelo tatuador Lucas Camargo

Banda Litoral Mente, de Santa Maria, lança seu primeiro EP  Pedro Krum/Divulgação
Foto: Pedro Krum / Divulgação

Santa Maria não tem mar. Mas a música não reconhece fronteiras, e a Litoral Mente está aí para provar que, sim, isso é verdade. Nem mesmo a gigantesca distância do mais suave sopro de brisa foi capaz de impedir que a banda santa-mariense fosse influenciada pela ensolarada música feita na Califórnia. Bebendo na fonte de nomes como Sublime e Red Hot Chilli Peppers, que exportaram para o resto do mundo a estética sonora do estado norte-americano, o sexteto apareceu no cenário musical em 2013. De lá para cá, a vontade despretensiosa de tocar covers foi dando espaço à necessidade de compor músicas autorais. Foi assim que, em outubro passado, Ricardo Mônego (voz), Gregori Motta Brum (guitarra), Alberto Neves (guitarra), Pietro Giuliane (baixo), Heitor Gonçalves (percussão) e Diego Giuliani (bateria) lançaram seu primeiro EP. 

O registro, que foi gravado no home studio do músico e produtor Rafael Montanha, conta com cinco faixas que condensam as diferentes influências da banda. E, nessa fusão de estilos, tem espaço para reggae, ska, hardcore, samba, funk soul, entre outras. Não por acaso, têm Ultramen e Charlie Brown Jr. como algumas de suas principais referências.

Clube do Assinante realiza sessão gratuita de "Animais Fantásticos e Onde Habitam"

– Começamos tocando cover e, com o tempo, sentimos necessidade de compor, até para termos uma identidade. O pessoal também perguntava se tínhamos sons autorais –  conta Mônego, ressaltando que a própria cena autoral de Santa Maria, que está em plena efervescência criativa, foi um incentivo para apostarem em composições próprias. 

Além da boa receptividade do público em relação ao EP, os caras também vêm acumulando elogios por onde passam. Foi assim quando dividiram o palco com nomes de expressão do gênero como os cariocas do Seu Cuca, os paulistas do Nazireu Rupestre e os caxienses da Rutera. E não par apor aí. A banda já está em fase de pré-produção de um clipe, que começará a ser gravado em dezembro e levará a assinatura qualificadíssima do fotógrafo e vídeomaker Pablo Zambeli. 

Professor da UFSM ganha prêmio nacional de literatura

 E se você ficou afim de conferir o som da Litoral Mente e dar aquela força, pode comprar o EP por R$ 10. O disco físico, que tem belas ilustrações feitas pelo tatuador Lucas Camargo, o Bojo, pode ser encontrado no Meu Escritório (Rua do Rosário, 420) ou com os próprios integrantes, pela fanpage da banda no Facebook. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 13 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros