Muito prazer, Politécnico! - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião07/10/2016 | 20h00Atualizada em 07/10/2016 | 20h00

Muito prazer, Politécnico!

"Ali, constroem-se cidadãos mais conscientes e engajados para realmente modificarem a sociedade em que vivem"

Muito prazer, Politécnico! Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução
José Otávio Binato

josebinato@terra.com.br

Estamos em uma aldeia global, com certeza. Vamos derrubando fronteiras, mesmo as que não gostaríamos. Mas ainda sou um bairrista por Santa Maria. Tenho a honra de ter nascido nesta cidade. Vi a UFSM crescer. Sou formado em Medicina por esta universidade. Por isso, é imenso o meu orgulho em saber que o nosso Politécnico está em 1º lugar no Rio Grande do Sul e em 33º no Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para quem conhece este espaço de aprendizagem, de conhecimento e de vivência saudável o resultado não é nenhuma novidade. Ali, constroem-se cidadãos mais conscientes e engajados para realmente modificarem a sociedade em que vivem. Seus professores têm um compromisso com a qualificação, com a evolução dos processos pedagógicos, com o compartilhar do saber com seus alunos. Mestres no conceito antigo desta palavra, transmitem com alegria os conteúdos curriculares. Sabem solicitar ajuda complementar de outros profissionais que possam colaborar com o todo da aprendizagem. Sabem solicitar disciplina e organização dos seus discípulos. Permitem um ambiente de saudável concorrência com as olimpíadas de conhecimento. São, acima de tudo, exemplos de dedicação!

Leia mais crônicas

Como todo o colégio de Ensino Médio, tem suas dificuldades para funcionar como idealizam seus diretores. Mesmo assim, procuram fazer o melhor usando a criatividade e o empenho. Com certeza, eu colocaria todos os professores no pódio e daria medalhas de ouro para todos eles. Mas, para que tudo funcione, tem a turma do administrativo, da limpeza, da segurança e da cozinha, que são anjos a trabalharem com uma missão muito clara para todos nós: que o Poli seja um lugar muito bom de estudar, de viver, de crescer. Mais medalhas de ouro!

Fica, então, a minha convicção de que, para os alunos, só poderíamos lhes dar medalhas de diamante. Na verdade, medalhas de gratidão pelo esforço, pelo sacrifício, pela alegria de estar no Politécnico. Medalhas em forma de coração que nós, de Santa Maria, colocaríamos nas consciências de todos vocês, os alunos desta escola vencedora, representando a vitória dos que têm prazer em estudar, prazer em ser aluno do Politécnico da UFSM!

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros