Cronistas do Diário: "Aposentados e perigosos", por Diomar Konrad - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião26/10/2016 | 20h37Atualizada em 26/10/2016 | 20h37

Cronistas do Diário: "Aposentados e perigosos", por Diomar Konrad

Cronistas do Diário: "Aposentados e perigosos", por Diomar Konrad Arte Rafael Guerra / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Arte Rafael Guerra / Agência RBS / Agência RBS

Esse é o título de um filme americano famoso, que conta a história de alguns nem tão simpáticos velhinhos que voltam à ativa como agentes especiais combatendo inimigos em prol do seu objetivo. O filme poderia ter sido gravado no Brasil, pois, boa parte dos que governam o país, seja nos governos federal, estaduais e municipais, são pessoas aposentadas, que trabalharam muito pouco e já aproveitam os benesses da garantia de uma qualidade de vida que deveria ser estendida a todos.

Da mesma forma como acontece no filme, nossos aposentados estão na ativa e não são páreo para quem estiver na sua frente. Passam o tempo todo maquinando novas formas de prejudicar seus colegas, os verdadeiros aposentados por tempo de serviço, que dedicaram anos no enriquecimento do país e que, agora, vivem sob a eterna ameaça de continuar perdendo mensalmente seu poder aquisitivo.

Leia mais textos dos cronistas do Diário

Os aposentados e perigosos já criaram o fator previdenciário, que, por muitos anos, roubou parte da renda dos demais aposentados, e criaram a aposentadoria por tempo de contribuição. Atualmente, está em discussão a idade mínima para se aposentar, quase no final da vida. Dizem os aposentados e perigosos, donos da ideia, que se aposentar não é bom para a saúde, que causa depressão e que o melhor é continuar trabalhando para sempre, pois é isso que dá significado à vida.

Enquanto isso, do outro lado do balcão, sofrem os que vivem da aposentadoria, fazendo ginástica para chegar ao final do mês. Não é justo que, depois de tanto tempo trabalhando e sendo explorados, terminem a sua vida assim. Como sempre, acredito na capacidade de reação da população e creio que, se assim continuar, num futuro breve, os milhares de aposentados deste país vão reagir, tornando-se igualmente perigosos, para tirar do poder aqueles que acham que podem tudo.

Se a situação continuar assim, em breve, todos os aposentados do Brasil poderão se tornar perigosos, pois não poderão aguentar a situação para sempre.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCidades da Região Central terão sistemas de videomonitoramento https://t.co/nquZhDgJh2 https://t.co/3azEfTYilyhá 40 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMLista dos aprovados no vestibular da Unifra será divulgada nesta quarta-feira https://t.co/jbTK4FgCZa https://t.co/TxeAwWlNOphá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros