Cronistas do Diário:  A Capela do Silêncio, por Hugo Fontana - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião10/10/2016 | 06h28Atualizada em 10/10/2016 | 06h28

Cronistas do Diário:  A Capela do Silêncio, por Hugo Fontana

Cronistas do Diário:  A Capela do Silêncio, por Hugo Fontana Divulgação/Agência RBS
Foto: Divulgação / Agência RBS
Hugo Antonio Fontana

hugofontanap@yahoo.com.br

Promotores, vendedores, políticos, pais e mães estressados, juízes, motoristas e pastores. Nas ruas, nas casas, nos templos, há pouco silêncio. Quase todos fazem do grito um instrumento rotineiro em suas vidas. O grito e o ruído são, em variadas intensidades, parte importante do "pacote" contemporâneo.

Alguns argumentam que é preciso se impor diante de tantos desafios. Outros, com não menos ênfase, acrescentam que os ruídos do trânsito, de celulares ou da parafernália de eletrodomésticos, podem ser minimizados com um fone de ouvidos reproduzindo muitos decibéis das suas músicas favoritas.

Em Helsinque, na Finlândia, existe um templo não religioso, com isolamento acústico, chamado Capela do Silêncio. Lá, como nos diz a articulista espanhola Ana García Moreno, podemos prestar uma homenagem à "ausência de palavras". Ao ler seu artigo, fiquei pensando que – isto é possível – a crescente ausência do diálogo está vinculada ao desaprender do silêncio. Não fazemos silêncio para ouvir o outro. Desaprendemos a ouvir outra voz que não a nossa própria. Pode até parecer óbvio, mas, quando insultamos com o grito, estamos estampando nossa fraqueza do argumento de quem deveria olhar o outro como "outro", diferente de nós.

Leia mais textos dos cronistas do Diário   

Juan Árias, outro espanhol de boa cepa, nos ensina que "o silêncio do diálogo nos assusta porque nos obriga a desnudar nossos preconceitos para ouvir o outro. A persuasão é feita mais de silêncios do que de ruídos". Na briga para ver quem grita mais, a razão fica sempre humilhada. O grito, o insulto, nos desumanizam.

O lado bom dessa conversa é que a "capela" não é exclusiva de Helsinque. Pode muito bem estar, por exemplo, no Jardim das Esculturas, logo ali, após 9 km de linda estrada de terra, depois da simpática Nova Palma.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: A bordo de Fusca tricolor, gremistas de Santa Maria vão à final da Copa do Brasil: https://t.co/1t5ntOhvEp @diariosm https…há 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAdolescente é responsabilizada por participação em latrocínio de jovem em Santa Maria https://t.co/vdeCBqq4bX https://t.co/gsBNqEQ6VQhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros