Cão Abelardo é o convidado desta quarta-feira da Orquestra Sinfônica de Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Concertos didáticos24/10/2016 | 20h30Atualizada em 24/10/2016 | 20h30

Cão Abelardo é o convidado desta quarta-feira da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Personagem irá participar da apresentação desta quarta-feira, no Theatro Treze de Maio

Cão Abelardo é o convidado desta quarta-feira da Orquestra Sinfônica de Santa Maria Companhia Caixa do Elefante/Divulgação
Foto: Companhia Caixa do Elefante / Divulgação

Quando foi idealizado, lá em 2010, o projeto Concerto Didáticos tinha o intuito de aproximar crianças e jovens da música orquestral. Assim como em edições anteriores, no ano em que comemora cinco décadas de história, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria expande o concerto especial na tentativa de aproximar também o público em geral e promover a interação entre a comunidade santa-mariense e a sinfônica. 

Para isso, além da tradicional apresentação para as crianças das escolas municipais da cidade, marcada para a tarde de quarta-feira, o maestro Alexandre Eisenberg sobe ao palco mais tradicional da cidade para conduzir os músicos em uma apresentação voltada à toda a comunidade santa-mariense. O espetáculo extra está marcado para as 19h30min. A entrada é de graça, mediante retirada de ingresso antecipado na bilheteria do Theatro.

Leia mais notícias de cultura e lazer

Em sua sétima edição, o Concerto Didáticos conta com a participação do famoso e carismático Cão Abelardo. Manipulado pelas mãos de Mário de Ballentti — ator, diretor, idealizador e fundador da Companhia Caixa do Elefante de Porto Alegre — o boneco será o responsável pela interação entre espetáculo e plateia.

Outro diferencial do concerto, que tem direção geral do professor Marco Antonio Penna, fica por conta do figurino. Na apresentação, os músicos trocam as tradicionais e sóbrias vestimentas por camisetas coloridas para caracterizar e diferenciar os diferentes naipes de instrumentos, facilitando o entendimento do público sobre o funcionamento da orquestra. No repertório da noite, famosas composições eruditas como Pequena Serenata Noturna, de Wolfgang Amadeus Mozart, As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, além de clássicos do folclore gaúcho.

— O Mário, manipulador do boneco Abelardo, vai exercer o papel de apresentador e interlocutor entre a orquestra e o público. Como o projeto é didático, geralmente, o maestro ou um apresentador interage com a platéia demonstrando o funcionamento da orquestra para o público — revela Penna.

O Projeto é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a produção executiva da Chilli Produções Culturais e o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura. Mais informações pelo (55) 3028-0909. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros