Grupo santa-mariense De Alma Gaúcha conquista vaga na final de quadro do Galpão Crioulo - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Tradição em versos18/09/2016 | 20h00Atualizada em 19/09/2016 | 09h19

Grupo santa-mariense De Alma Gaúcha conquista vaga na final de quadro do Galpão Crioulo

Formado em 2013, o quarteto se prepara para o início das gravações de seu primeiro álbum

Grupo santa-mariense De Alma Gaúcha conquista vaga na final de quadro do Galpão Crioulo Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Quem conhece minimamente as particularidades do extremo sul do Brasil sabe que, amanhã, comemora-se o Dia do Gaúcho. Mas para além deste momento especial de culto às tradições, que transcende até mesmo o Movimento Tradicionalista Gaúcho, há quem busque nos costumes e os símbolos tradicionalistas a inspiração para uma genuína forma de expressão artística. E é bebendo dessa fonte que o grupo santa-mariense De Alma Gaúcha vem dando sua contribuição para semear e fortalecer a cultura dos pampas. De quebra, o quarteto vem conquistando um merecido espaço no cenário nativista. Não por acaso, fez bonito em sua passagem pelo Galpão Crioulo, conquistando uma vaga na grande final do quadro Na Janela do Galpão.

Foi a paixão em comum pela música que uniu os nomes por trás do De Alma Gaúcha, em 2013. Definido por seus integrantes como um projeto musical de cunho cultural, que visa difundir a essência da música gaúcha, o quarteto aposta em um formato pouco convencional quando o assunto é música tradicionalista. Afinal, não é todo dia que se vê (e ouve) um vocal feminino tomando a dianteira nesse universo, em que as vozes masculinas ainda são a grande maioria.

Mesclando músicas autorais com clássicos do cancioneiro regional, o De Alma Gaúcha apresenta um repertório que varia da música nativista à fandangueira, passando pela galponeira. Em 2015, o grupo foi lançou EP Depois do Desencilhar. O trabalho conta com cinco faixas autorais, que versam sobre a essência da vida interiorana do gaúcho, das paixões ao dia a dia da lida no campo. Neste ano, no Dia Internacional da Mulher, o grupo divulgou o single Súplica de Direitos Mortos, que trata da luta diária que muitas mulheres ainda travam em pleno século 21. Ainda em 2016, o quarteto começa a fase de pré-produção de um novo registro, álbum que terá 10 composições autorais e uma releitura.

E foi a qualidade desse trabalho que credenciou o De Alma Gaúcha a mostrar sua arte em um programa com o alcance do Galpão Crioulo. Após o incentivo dos amigos, Gabrielle Schuster (voz), Glauco Schmeling (violão), Marcos Vinicius Mileski (bateria), Fabrício Segatto (acordeon) resolveram se inscrever no quadro, que, a cada semana, apresenta um novo nome do cenário musical gaúcho.

— Pegamos um vídeo feito no celular, lá no Brique da Vila Belga, e mandamos. Aquilo acabou no esquecimento, até que, no início de julho, recebemos uma ligação e fomos convidados para uma audição gravada em Porto Alegre — conta Glauco.

Orgulho em representar a cidade

Os quatro mobilizaram os amigos, alcançaram a maior votação do mês de agosto e se classificaram para a grande final do quadro em dezembro. O vencedor voltará ao Galpão Crioulo para um bloco inteiro, com direito a entrevista e, claro, mais música.

— Esse reconhecimento foi uma das maiores alegrias que conseguimos com a música, pois apresentamos nosso trabalho em um programa de tamanha expressão. Até agora é difícil de acreditar. Esperamos continuar contando com a torcida de Santa Maria e região. Nos orgulhamos muito em representar a cidade e, certamente, não é uma conquista somente nossa, mas de todos que nos acompanham — comemora Glauco.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSérie "Como assim, candidato?" entrevista Paulo Weller https://t.co/4sskaH3IdD https://t.co/oFYPixP7qihá 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é executado na frente da mulher em Cacequi https://t.co/f8ntYUbCbu https://t.co/5fR1nMbP3Mhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros