Estudantes mostram suas produções para os visitantes que vão descobrir a UFSM - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

No caminho da arte14/09/2016 | 20h45Atualizada em 14/09/2016 | 20h46

Estudantes mostram suas produções para os visitantes que vão descobrir a UFSM

Edição deste ano do "Descubra UFSM" terá novidades na já tradicional Rua das Artes

Estudantes mostram suas produções para os visitantes que vão descobrir a UFSM Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A partir de hoje, a Universidade Federal de Santa Maria vai reunir sonhos e expectativas no Centro de Eventos da instituição. A 3ª edição do Descubra UFSM vai receber mais de 250 escolas da cidade e da região no evento, que tem o objetivo de mostrar como é cada curso e, quem sabe, inspirar alunos à carreira acadêmica.

Assim como todos os oito Centros de Ensino, o de Artes e Letas (CAL) preparou atrações para expor o que é produzido nos cursos. A Rua das Artes é o ambiente onde os acadêmicos de Artes Visuais, Artes Cências, Dança, Letras e Música vão instigar os visitantes com diversas atividades. O espaço existe desde a primeira edição do Descubra, mas, neste ano, vai contar com uma mudança importante.

— A diferença, desta vez, é que nós vamos montar, literalmente, uma rua com uma lona. Nos outros anos, nós ficávamos nas casas (ao lado da entrada do Centro de Eventos) — contou a coordenadora do espaço, Rebeca Stumm.

Quatro cursos vão atuar na Rua das Artes, localizada na rua principal do Centro de Eventos. O curso de Música, por exemplo, vai realizar apresentações no palco do Descubra, e o curso de Desenho Industrial (Programação Visual e Projeto e Produto) vai ocupar parte do pavilhão central para as atividades.

De acordo com Rebeca, as Artes Visuais vão manter as exposições e mostras todos os dias, mas as graduações de Dança, Música e Artes Cênicas vão se apresentar ao público em horários mais específicos.

— Para quem visita, é importante saber que todos os dias vamos ter atrações e diferentes programações para serem prestigiadas — antecipa Rebeca.

Programação dos cursos

Nas Artes Visuais, os acadêmicos vão mostrar suas produções que incluem pinturas, fotografias, instalações, serigrafia, performances e objetos em mais de 20 exposições. Também ocorre uma mostra paralela, composta por graduandos e mestrandos, que é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Artes chamada (ES)/(IM)passes. Hoje, amanhã e sábado, os alunos Antônio Ricardo, Pedro Rocha e Stéfani Agostini vão fazer desenhos com modelos dos visitantes que quiserem.

As Artes Cênicas vai ter como atrações oficinas, peças e intervenções. Uma das oficinas ocorre hoje às 15h, ministrada por Maico Conrad, e vai ensinar os visitantes a fazer malabarismo. Também hoje e sábado, às 10h, a intervenção Clown vai divertir os estudantes que visitam a UFSM.

A atração do curso de Letras é o Dicionário Descubra, feito todos os anos. A proposta funciona por meio de letras, como a estrutura comum de um dicionário comum, mas a definição das palavras é feita pelo público. Os estudantes abordam os visitantes para gerar novos conceitos de palavras. Ao final dos três dias, é montado o Dicionário Descubra com as definições popularmente adotadas.

O curso de Dança também vai realizar performances e apresentações ao longo dos dias na Rua das Artes.

RUA DAS ARTES

Onde: rua principal do Centro de Eventos da UFSM

Quando: de hoje à sábado, das 9h às 17h

Quanto: de graça

Informações: (55) 3220-8262

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCidades da Região Central terão sistemas de videomonitoramento https://t.co/nquZhDgJh2 https://t.co/3azEfTYilyhá 46 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMLista dos aprovados no vestibular da Unifra será divulgada nesta quarta-feira https://t.co/jbTK4FgCZa https://t.co/TxeAwWlNOphá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros