Cronistas do Diário: Determinismo, por Hugo Fontana - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Opinião12/09/2016 | 07h37Atualizada em 12/09/2016 | 07h37

Cronistas do Diário: Determinismo, por Hugo Fontana

Cronistas do Diário: Determinismo, por Hugo Fontana Divulgação/Agência RBS
Foto: Divulgação / Agência RBS

Lembro bem daquele trágico acontecimento. Era um 11 de setembro e eu saía de uma sala de aula na qual discutíamos sobre o "bom selvagem" de Rousseau, quando vi pela TV os dois aviões se estourarem nas Torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Um dos alunos, que também assistia incrédulo aquele macabro espetáculo, comentou sobre sua previsibilidade. Segundo sua visão, diante da prepotência norte-americana, não havia saída para os oprimidos do Oriente. Recordei-me imediatamente dos chamados "determinismos históricos".

Na Paris de Descartes, os ricos, ao abrigo da lei, caçavam e matavam pobres das suas periferias com a mesma indiferença e precisão que os nobres ingleses o faziam com as raposas. Na Alemanha de Hitler - diante da ataraxia das classes dominantes - a raça ariana se auto-justificava diante dos crimes mais hediondos. Em outros momentos históricos, nos mais distintos recantos da terra, também encontraremos variadas teorias para um comportamento humano predeterminado.

Leia mais textos dos cronistas do Diário

De uns tempos para cá, a mundialização em todas as suas formas, parece nos propor sociedades sem protagonistas. Todos nós, não autores, estaríamos submissos a determinismos, de modo particular, ao determinismo econômico. Sob essa ótica, populações de velhos, por exemplo, podem se transformar em entraves obsoletos que, entre outras coisas, são capazes de ferir de morte estados e empresas.

O que tem a ver o atentado do 11 de setembro, as periferias que amontoavam corpos de pobres em Paris e o terror da suástica? Para uma certa visão determinista, muita coisa. Afinal tudo no universo, inclusive a vontade humana, está submetido à leis necessárias e imutáveis. E onde ficaria o sentimento de liberdade? Ora, "ele não é mais do que uma mera ilusão subjetiva", sentenciaria um determinista com os braços cruzados e um certo ar de apatia diante de tanta ignorância.


 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBM encontra mais de 100 pedras de crack em casa na região norte de Santa Maria https://t.co/UobjAdgC95 https://t.co/iN1DGptmcYhá 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAcidente deixa uma motorista morta na ERS-342 em Cruz Alta https://t.co/lVJnmkEgNW https://t.co/JxiB5vzdwUhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros