Artistas realizam exposição inspirada na tapeçaria em Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Arte02/09/2016 | 06h12Atualizada em 02/09/2016 | 13h58

Artistas realizam exposição inspirada na tapeçaria em Santa Maria

Trabalhos da exposição Formas e Panos ficam expostos no Monet Plaza Shopping até dia 30 de setembro

Artistas realizam exposição inspirada na tapeçaria em Santa Maria Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Diversidade, cores, panos, linhas e tecidos são os ingredientes da mostra que está à disposição do público desde ontem, no Monet Plaza Shopping. Há uma mistura de técnicas e de estilos da tapeçaria, que deixam evidente a identidade de cada artista nas 24 peças expostas. As obras envolvem tecidos, colagens e fios que são utilizados de acordo com a linguagem e a pesquisa de cada responsável por resultados para lá de originais. A exposição Formas e Panos tem produções de sete artistas: Jane Zofoli, Nairaci Fernandes, Obedh Bitencourt, Renato Kuhn, Sabrina Machado, Susane Kochhann e da professora de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e curadora dos trabalhos, Vani Foletto.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Há dois anos, ela deu início a uma pesquisa para resgatar a história da tapeçaria em Santa Maria, porque, segundo a artista, a trajetória dessa arte na cidade ficou apagada. Como parte do estudo, ela ofereceu uma oficina a alunos em outubro do ano passado. A atividade rendeu bons frutos e a exposição.
– A receptividade e o interesse dos alunos me deixaram muito feliz, a oficina foi como um embrião que desencadeou na criação das obras – disse Vani.
Inspirada na tecelagem, utilizada para fabricação de tapetes, cortinas e redes, a tapeçaria tem origem nos tempos antigos. 

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Existem diversos tipos e formas de produzir uma peça de tapeçaria, entre elas, a artística, que difere das outras por transmitir diferentes tipos de mensagens e pensamentos.
– De modo geral, a tapeçaria é uma modalidade que faz trama com fios. Mas, se ela tem um caráter artístico, acaba envolvendo uma proposta estética, uma originalidade e um fazer pensar – explica Vani.
Para produzir as peças da exposição, a maioria dos artistas utilizou a tapeçaria de recorte: primeiro escolhe-se um fundo como base para a arte e, em seguida, são feitas montagens com recortes de outros tecidos, fibras ou tramas para obter um resultado único.

Projeto fotográfico "Olha Pra Mim", chega a Santa Maria em busca de olhares


Segundo Vani, as formas são coladas ou costuradas para formar uma composição plástica no tecido base. Os trabalhos apresentados têm relevo, inclusão de outros materiais e alguns deles ainda formam um objeto.Nairaci, uma das artistas responsáveis pelos trabalhos da exposição, foi quem teve a missão de inscrever o projeto e, portanto, quem garantiu o espaço na Sala Monet Plaza Arte durante todo o mês de setembro.
– Em março desse ano, eu inscrevi o nosso projeto no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), porque o resultado das obras ficou ótimo. Ficamos muito alegres quando conseguimos um local para expôr – relatou Nairaci.A Panos e Formas vai ficar exposta na Sala Monet Plaza Arte até 30 de setembro. E para outubro está marcada outra exposição sobre tapeçaria. A professora Vani vai finalizar a pesquisa sobre esse tipo de arte em Santa Maria e contará a trajetória em uma mostra histórica.

Exposição Formas e Panos

Curadora: Vani Foletto
Quando: até 30 de setembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 19h
Onde: Sala Monet Plaza Arte (Av. Fernando Ferrari, 1483)
Quanto: de graça
Informações: (55) 3220-3200

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMuito bom dia! Agora faz 7ºC. Máx. chega até 26ºC de tarde (cerração baixa, sol que racha!). De noite, cai até 13ºC… https://t.co/6INdR7Q8alhá 8 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBM encontra mais de 100 pedras de crack em casa na região norte de Santa Maria https://t.co/UobjAdgC95 https://t.co/iN1DGptmcYhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros