Projeto fotográfico "Olha Pra Mim", chega a Santa Maria em busca de olhares - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Igualdade31/08/2016 | 06h16Atualizada em 31/08/2016 | 08h32

Projeto fotográfico "Olha Pra Mim", chega a Santa Maria em busca de olhares

Atividade que propõe a reflexão sobre igualdade foi trazida por alunos de Publicidade e Propaganda da Unifra

Projeto fotográfico "Olha Pra Mim", chega a Santa Maria em busca de olhares Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Promover o respeito e provocar as pessoas a refletirem sobre igualdade. Esses são alguns dos objetivos do projeto fotográfico social Olha Pra Mim, criado em 2014, pelo fotógrafo pernambucano Thiago Santos. O objetivo é promover a humanização por meio do olhar, fotografando, do mesmo ângulo, na altura dos olhos, desde os esquecidos e marginalizados pela sociedade, até os olhares cultuados pela maioria de nós. De 1° a 4 de setembro, o projeto chega a Santa Maria, para captar os olhares do Coração do Rio Grande. A iniciativa de trazer o projeto é dos acadêmicos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra) Andrei de Moraes, Kauê Soares, Julie Jarosczniski e Brunno Petrarca (da esq. para a dir., na foto acima) e Rafael Moreira.

Leonardo e Eduardo Costa trazem seu cabaré para Santa Maria

Neste ano, na disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II, os estudantes foram desafiados a buscar uma instituição ou causa local para torná-la conhecida. Um certo dia, Julie estava olhando o Instagram e viu uma foto da atriz Bruna Marquesine com a seguinte legenda: doando meu olhar para o projeto Olha Pra Mim. Julie entrou no perfil do projeto e se apaixonou pela ideia:
– Foi aí que decidimos fazer diferente e trazer um projeto de longe para Santa Maria. Entrei em contato via e-mail e logo fui para São Paulo para conversar pessoalmente e conhecer o projeto. 

Estudante faz arte usando trechos de canções locais para decorar 

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Ainda conforme Julie, os idealizadores receberam a proposta de vir a Santa Maria com muito carinho.
– Enquanto conversávamos, eles perguntavam muito sobre o caso Kiss. Mas queríamos mostrar mais do que isso. Santa Maria é uma cidade de muitos povos, de sobreviventes, e a proposta é contar, com esses olhares, um pouco da história de cada santa-mariense – explica a estudante.

Produção local que celebra a obra de Shakespeare estreia dia 17


Hoje, o projeto reúne mais de 500 fotografias de pessoas de diferentes cidades do Brasil, em preto e branco. Os modelos são artistas, celebridades e anônimos. Conforme a estudante, em Santa Maria, o projeto visa despertar uma afinidade entre os espectadores e os olhares fotografados, independentemente de personalidade, caráter, religião, raça, classe social e sexualidade. Apesar da singularidade na expressão de cada olhar, todos são iguais.
– Acho que o projeto pode mostrar Santa Maria de uma nova forma para o resto do mundo. Santa Maria é uma cidade jovem, alegre e viva e tem pessoas das mais diversas culturas. Vivem aqui pessoas pelas quais passamos diariamente e nem percebemos. Acredito essa iniciativa pode despertar esse olhar e fazer com que notemos mais quem está ao redor – diz Brunno.


Fotografias e exposições

Nesta quinta-feira, dia 1, acontece a apresentação do projeto em um bate-papo, no estúdio de televisão Unifra, às 19h. Na sexta, serão captados olhares em dois locais da cidade. Primeiro, no conjunto III da Unifra, das 9h às 10h. Depois, na Praça Saldanha Marinho, das 15h às 18h. No sábado, acontece a exposição das fotografias, mais captação de olhares e ambiente de interação no Royal Plaza Shopping, das 16h às 20h. No domingo, a exposição e captação de olhares visita o Brique da Vila Belga, das 13h às 18h. Algumas imagens feitas em Santa Maria já farão parte da exposição no Royal e no Brique da Vila Belga.
Em novembro, todas as fotos farão parte de uma exposição especial em Santa Maria. Todos os registros serão publicados no Instagram e no Facebook do projeto Olha Pra Mim.



 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para segunda-feira em Santa Maria https://t.co/keWO2QnuTn https://t.co/eGx5HrXDVkhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM34 coisas para fazer em Santa Maria e região neste final de semana https://t.co/c11n0S8KbU https://t.co/9o1wex3ugUhá 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros