Exposição "Combate Blindado", celebra o Dia do Soldado em Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Fotografia25/08/2016 | 06h15Atualizada em 25/08/2016 | 09h51

Exposição "Combate Blindado", celebra o Dia do Soldado em Santa Maria

Há 18 anos, registros de Luciano Souza eternizam diferentes momentos do Exército local

Exposição "Combate Blindado", celebra o Dia do Soldado em Santa Maria Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

"O tempo que dura uma história é o tempo que ela foi preservada para poder ser contada". A frase, que revela zelo, é de um fotógrafo de olhar atento, curioso e atuação discreta, que registra a espontaneidade das mais diversas atividades do Exército Brasileiro em Santa Maria há 18 anos. Através de suas lentes, Luciano Souza, 39 anos, enxerga, capta e eterniza momentos de dificuldade, de superação, de aprendizado e de alegria do dia a dia desses militares. Parte desses registros pode ser conferida na exposição Combate Blindado, montada no hall de entrada do Royal Plaza Shopping, que está à disposição nesta quinta-feira, Dia do Soldado, e fica exposta até o próximo domingo.

Peça com Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis terá duas sessões no Theatro Treze de Maio

De acordo com Luciano, que há 20 anos serviu à pátria no Coração do Rio Grande, as 30 imagens expostas foram clicadas entre 2015 e 2016, no Campo de Instrução de Santa Maria e na cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul. A maior parte foi fotografada ao longo de uma semana, durante o período básico de formação dos jovens soldados. Os quadros foram impressos em lona canvas, material que proporciona um efeito de tela às fotografias. 

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Para captar os olhares, expressões, momentos de concentração e de descontração dos soldados durante o treinamento, o profissional acompanhou o grupo de manhã, à tarde, á noite e de madrugada.

– Objetivo é divulgar o que a instituição tem de mais bonito, que é a formação de cidadãos. Assim, com as fotos, a sociedade pode ver detalhes dessa rotina. É uma homenagem por meio de imagens – diz o fotógrafo.

Clube do Assinante do Diário realiza sessão grátis da animação "A Vida Secreta dos Bichos"

Apaixonado pela fotografia e pelo Exército desde criança, Luciano, que aprendeu a fotografar com o pai, também é fotógrafo, diz que se sente realizado com a profissão.

– Apesar de não ter seguido a carreira militar, sou feliz por ser fotógrafo, ter um estúdio e, ainda assim, poder acompanhar e registrar de perto essa instituição tão respeitada no Brasil que é o Exército. São situações de superação. Eles enfrentam chuva, frio, sol, e eu estou ali, acompanhando. Vejo esses jovens crescerem como pessoas e como militares na frente das minhas lentes. É emocionante ver como o quartel transforma jovens em homens – ressalta Luciano.

Fotografando atividades militares, ele já viajou para uma missão no Haiti, em 2009, e já expôs o seu trabalho em cidades gaúchas como Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves, e em Brasília, no Distrito Federal, Manaus, na Amazônia, e Formosa, no estado de Goiás. Em 2009, parte das imagens produzidas pelo profissional compôs o livro fotográfico Blindados no Exército Brasileiro.

Para Luciano, uma das imagens mais expressivas da exposição é a de um par de coturnos próximos a uma fogueira:

– Quem serviu no Rio Grande do Sul e enfrentou o frio e a chuva no campo, com certeza, já colocou os coturnos para secar na beira da fogueira. É uma imagem que pode não dizer nada a algumas pessoas, mas que, com certeza, diz muito para quem passou por essa experiência – relata o fotógrafo. 

2º Santa Maria Sesc Circo vai movimentar diferentes pontos da cidade

Respeitar, valorizar e recordar

Luciano acredita que o trabalho registrando as atividades do Exército é de grande responsabilidade. Além de admirar o ofício militar, ele reconhece que a instituição é muito respeitada pela sociedade brasileira. Para se manter há 18 anos realizando esse trabalho, o fotógrafo desempenha sua função acreditando em três bases fundamentais para ele: respeitar, valorizar e recordar.

– Trabalho com respeito, acato ordens e sigo as orientações conforme os limites impostos. É um trabalho de valor, pois o quartel forma cidadãos. Por fim, faço o trabalho para registrar os momentos para que, daqui a 50 anos, esses militares possam rever as imagens e relembrar desses momentos – explica Luciano que se sente orgulhoso de fazer parte da vida das pessoas eternizando parte dessa história.

Exposição fotográfica "Combate Blindado"
Quando: de quinta a domingo
Onde: Hall de entrada do Royal Plaza Shopping
Quanto: gratuito
Horário: das 10h às 22h


 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSérie "Como assim, candidato?" entrevista Paulo Weller https://t.co/4sskaH3IdD https://t.co/oFYPixP7qihá 2 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é executado na frente da mulher em Cacequi https://t.co/f8ntYUbCbu https://t.co/5fR1nMbP3Mhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros