Estudante faz arte usando trechos de canções locais para decorar  - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Criatividade30/08/2016 | 06h22Atualizada em 30/08/2016 | 10h20

Estudante faz arte usando trechos de canções locais para decorar 

Manuscritos desenhados à mão por Paula Marcuzzo estão agradando o público local

Estudante faz arte usando trechos de canções locais para decorar  Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A estudante de psicologia Paula Marcuzzo, 19 anos, sempre gostou de ouvir música e, desde criança, ficava atenta às letras das canções. Essa paixão pelas frases musicais acabou se transformando em decoração, na forma de quadros e de camisetas, e está chamando a atenção de artistas e fãs da música local. Para criar, ela utiliza folhas brancas ou coloridas e frases, de preferência, de composições autorais de bandas de Santa Maria. Para transformar a poesia em outro tipo de arte, ela capricha na escrita e, depois manda emoldurar. O resultado já está nas paredes dela e das casas de músicos e amigos que foram presenteados com a lembrança gentil e delicada. Além disso, Paula também faz os quadros sob encomenda.

"Comparsa Elétrica – O Filme" tem seis indicações ao Prêmio Açorianos

Conforme a estudante, sua atenção para a música despertou aos 8 anos, em uma das edições do Planeta Atlântida, quando ela assistiu ao show do Nenhum de Nós que contou com a participação especial de Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii. Ali, nascia uma relação de admiração pelo artista que, 10 anos depois, transformou-se na página Gessingeriando, no Facebook. O espaço virtual gerenciado pela moça conta com mais de 120 mil seguidores. Na fanpage, diariamente, ela posta imagens e trechos de canções.Boa observadora, Paula reparou que as postagens mais curtidas eram as de trechos de canções escritas em fontes que lembravam manuscritos, ou seja, escritas a mão. 

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Apesar de nunca ter desenhado, não demorou para a ideia sair do computador e ganhar as folhas de papel. Ela pesquisou fontes, fez testes, e começou a criar sua arte manual.Os olhos e ouvidos de Paula começaram a reparar nos artistas e nas músicas criadas em Santa Maria por influência de amigas. Assim, conheceu e começou a criar quadros com frases das canções de grupos e artistas como Pegada Torta, Dandis, Vespertinos, Geringonça, Paola Mattos, Mão do Sopro, Pirisca Grecco e Guantánamo Groove. Essa última gostou tanto do trabalho de Paula, que pediu alguns modelos das artes produzidas por ela para imprimir em itens da lojinha da banda. Eles fizeram pôsteres, canecas e camisetas com os trechos escolhidos e manuscritos por Paula. 

Guantánamo Groove lança registro de show gravado em Santa Maria

O reconhecimento enche de orgulho a jovem que fica feliz da vida de ver sua arte atingindo tantas pessoas. Segundo ela, esse trabalho com letras de músicas de bandas locais é forma de prestar homenagem e um reconhecimento aos artistas que formam o cenário musical do Coração do Rio Grande.
– É um jeito de valorizar quem faz música autoral em Santa Maria. Eu faço arte com frases com as quais me identifico, das quais eu gosto. E eu encontrei várias dessas frases nas canções de autores daqui. Nossa cidade está vivendo uma fase musical muito rica, diversificada e de muito potencial. É uma forma de homenagem – explica Paula.

Planos e parceria

Ver sua arte impressa nos produtos da lojinha da Guantánamo Groove motivou Paula a pensar em sua própria lojinha. Ela pensa em elaborar, em parceria com amigas que fazem ilustrações, itens de decoração com frases, poemas e pensamentos. Assim, podem surgir mais quadros, canecas, camisetas, almofadas, garrafas decoradas, entre outras coisas maravilhosas para deixar a vida e a casa mais bonitas. Quem curtiu o trabalho e tem interesse em ter um quadro com frases pode entrar em contato com a Paula Marcuzzo por meio do Facebook ou, ainda, curtir a página Gessingeriando, em que ela publica suas criações.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCandidatos à prefeitura de Santa Maria percorrem ruas do Centro em cadeiras de rodas https://t.co/LVLSIiEI6H https://t.co/b6oA7rxa4ihá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM25ª Romaria da Pessoa Idosa ocorre neste domingo em santa Maria https://t.co/HkwZbLRRK0 https://t.co/6NeTkFv9S8há 2 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros