DVD que marca retorno da Ultramen tem assinatura de produtora santa-mariense - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Ultramanos em ação 15/08/2016 | 06h34Atualizada em 15/08/2016 | 12h01

DVD que marca retorno da Ultramen tem assinatura de produtora santa-mariense

"Máquina do Tempo" celebra os 25 anos de história da banda gaúcha

DVD que marca retorno da Ultramen tem assinatura de produtora santa-mariense Ricardo Lage/Divulgação
Foto: Ricardo Lage / Divulgação

Comemorar 25 anos de história não é pouca coisa, em especial, quando esse longo caminho é trilhado dentro do complexo e árduo universo musical. Mas os caras da Ultramen sabem muito bem disso. Tanto é verdade que, para dar a importância que o feito exige (e merece), eles resolveram por fim em um hiato que já durava quase uma década. Para marcar a retomada nas atividades, o sexteto gaúcho anunciou o lançamento do DVD + CD ao vivo, Máquina do Tempo. E esse registro, que promete condensar toda a energia de uma das mais cultuadas representantes da música feita nos pampas, leva a assinatura da produtora santa-mariense NRML Vídeos.

Leia mais notícias de cultura e lazer

Formada em 1991, em Porto Alegre, a Ultramen lançou seu primeiro álbum sete anos depois. Já em sua estreia em estúdio, o sexteto gaúcho emplacou o hit Bico de Luz, que tomou de assalto o dial das rádios gaúchas e projetou a banda no cenário nacional. Depois, foram outros três álbuns, além da participação no registro Acústico MTV: Bandas Gaúchas.

Nesse tempo, a banda emplacou dezenas de sucessos como Grama Verde, Dívida, General, Peleia e Tubarãozinho, além de passar por algumas mudanças em sua formação. Em 2008, os caras anunciaram uma pausa por tempo indeterminado. Antes de dar um tempo nas atividades, no entanto, a Ultramen registrou o show de despedida no bar Opinião.

Em 2013, os integrantes da Ultramen resolveram tirar essas imagens da gaveta. Não demorou para que o vocalista Tonho Crocco entrasse em contato com os guris da NRML Vídeos e propusesse mais uma parceria — a relação entre o músico e a produtora começou em 2010, quando produziram o clipe de Conjunto da Obra, composição da carreira solo do vocalista. Prontamente, Denis Carrion, Pablo Zambeli e Pedro Krum aceitaram o desafio de transformar aquele material em um registro digno da história da Ultramen.

Assista ao vídeo de Tubarãozinho:

— Eu, como sou fã da banda, lógico que não pensei duas vezes. Fui a Porto Alegre, na Olelê Music, onde participei de duas reuniões para acertarmos o trabalho — comenta Zambeli.

Depois, o trio foi atrás das imagens que estavam com o diretor do DVD, Cláudio Veríssimo. A partir daí, deu-se início ao longo e trabalhoso processo de edição. Zambeli conta que, além de terem sido captadas em um formato de vídeo mais antigo do que os usados atualmente, algumas das imagens estavam perdidas. Isso acabou dificultando o processo, que foi acompanhado via web pela banda. Na reta final, Crocco, o baixista Pedro Porto e o DJ Anderson estiveram por duas vezes em Santa Maria para conferir o andamento do trabalho.

VÍDEO: Pylla faz barulho e emociona Theatro Treze de Maio

— A banda sempre acompanhou de perto essa edição, pois essas imagens têm um grande valor para eles. Para nós, foi um divisor de águas, além de uma grande responsabilidade, afinal, foi o nosso primeiro DVD. Acredito que falo pelos três (sócios da produtora), mas, no meu caso, foi especial, pois me criei ouvindo a banda, sempre fui muito fã do som deles. A Ultramen ajudou a formar meu caráter, pois a música tem esse dom! Esse é um trabalho que vai marcar para toda a vida — revela Zambeli.

DVD com faixa inédita

Com produção de Glauco Minossi, Máquina do Tempo chega ao mercado pela gravadora paulista Hearts Bleed Blue (HBB) e marca o retorno da banda. O CD reúne 19 músicas, enquanto o DVD tem 25 faixas, além da inédita Robot Baby. Aliás, o clipe da faixa que estará como extra no DVD, tem produção de Chico Bretanha e captação, direção e edição assinadas pelo trio a frente da NRML Vídeos. Os guris também são os responsáveis por produzir e finalizar o menu de Máquina no Tempo, além do visual retrô da capa do material, que lembra aquelas antigas fitas VHS tremidas.

Foto: Pablo Zambeli / Reprodução

Passados oito anos dessa gravação, finalmente, os saudosos fãs poderão reviver a mistura de black music, samba rock, soul, reggae, rap e heavy metal, marca registrada do som do sexteto. E o primeiro registro ao vivo da Ultramen tem participação de Rapper Du e Curuman (Manos do Rap) na música Erga Suas Mãos, de Baze & Buiu, em Esse é o Meu Compromisso, e da cantora Andréa Cavalheiro, vocalista da The Hard Working Band, no clássico Bico de Luz. Até mesmo o guitarrista Alexandre G.U.R.I., que tocou com os caras entre 2000 e 2004, participou dessa imperdível celebração. O DVD e o CD já estão em pré-venda pelo site.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBrigada Militar apreende 300 kg de carne em São Francisco de Assis https://t.co/3KxriyfNP6 https://t.co/BUrKqydgcphá 10 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMPF instaura inquérito civil para investigar causas do acidente com avião da Chapecoense https://t.co/HWtEbVVBgw https://t.co/3cwYP3wtHYhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros